Conceito de saúde, saúde coletiva e saúde/doença

CONCEITO DE SAUDE

Saúde é um conceito difícil de definir, pois normalmente as pessoas têm uma idéia do que é saúde pelas experiências que passam ou já passaram. Sobre a saúde, há conceitosque foram construídos e modificados ao longo dos anos. Mas nessa área não existe uma única verdade. Afinal, as visões mudam e quem as muda é a própria realidade.
Porem a Organização Mundial deSaúde não define saúde apenas como ausência da doença ou das enfermidades e sim como a situação de perfeito bem estar físico, mental e social.
Este conceito mostra que saúde não se limitaapenas ao corpo, inclui também a mente as relações sociais a coletividade e as emoções. Nos mostra que existe a necessidade do envolvimento de outros setores sociais e da própria economia para que aspessoas possam de fato ter saúde, e deixa claro que a saúde de todos nós, além de ter um caráter individual, também envolve ações das estruturas sociais, incluindo necessariamente as políticas públicas.Esse completo bem estar físico, mental e social aparenta ser impossível, mas na carta de Otawwa (1986) explica em promoção de saúde, que é o processo de capacitação da comunidade para atuarna melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo maior participação em seu controle, que para atingir um completo bem-estar físico, mental e social, os indivíduos e grupos devem saberidentificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente. A saúde dever ser vista como um recurso para a vida e não como objetivo de viver.
No Brasil, segundo aConstituição Federal, a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. A Constituição também diz que as ações e serviços públicos de saúde são responsabilidade do sistema único de Saúde. Cabe ao SUSfazer a vigilância sanitária.

Saúde Coletiva

A saúde coletiva tem como objeto de investigação o estado de saúde da população e tendências gerais epidemiológicas, sócio econômico e cultural,...