CONCEITO DE PONTO DE EQUILÍBRIO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO DE PONTO DE EQUILÍBRIO

Ponto de equilíbrio é o volume calculado, em que as receitas totais de uma empresa igualam-se aos custos e despesas totais, o lucro é igual a zero.

Recita total = Custos e despesas totais
RT = CT + DT

Em que

RT = Receita = Volume (Q) multiplicado por um preço unitário,(PVu);
CT = Custo total = Custos variáveis (CV) + Custos fixos (CF);
DT = Despesatotal = Despesas variáveis (DV) + Despesas fixas (DF);
CV = Volume (Q) multiplicado por um custo variável;
DV = Volume multiplicado por uma despesa variávelunitária;
CF = Custo fixo de um período;
DF = Despesa fixa de um período;
Q = Volume físico de vendas.

A empresa industrial encontra-se em ponto de equilíbrio em relação a sua atividade principal, quando às receitas totais derivadas davenda de produtos são iguais aos custos aos custos e despesas totais.
Assim, ainda que a receita adquirida pela empresa no ponto de equilíbrio seja suficiente para cobrir sues custos e despesas totais, ela não é considerada ideal para a empresa, uma vez que, não obtendo lucro, não obterá retorno de capital investido.
A situação econômica da empresa industrial será considerada favorável quando asreceitas derivadas de vendas dos produtos estiverem acima do ponto de equilíbrio.
Ao fixar o preço de venda de um produto, os administradores da empresa estarão prevendo uma receita que será suficiente para cobrir os custos incorridos na fabricação as despesas dos setores administrativos e comercial e ainda uma margem de lucro.
O preço de venda (PV) de um produto pode ser assim representado:PV = Custo + Despesa + Margem de lucro.
No estágio em que o ponto de equilíbrio não está relacionado nem ao lucro, nem ao prejuízo, o preço de venda representado assim:
PV = Custo + Despesa.

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PONTO DE EQUILÍBRIO

O gráfico 1.1, a seguir representa a visão clássica do contador no que se refere as funções receita e custo. Ambas são representadas com retas, a de receitase inicia na origem, pelo fato do custo fixo. O ponto de encontro entre as duas curvas representa o “ponto de ruptura” ao qual a empresa aufere lucro e abaixo do qual relaciona aos prejuízos.


Poderíamos ter concluído no gráfico 1.1 a reta de Custo variável, que partiria de origem da mesma forma que a reta de receita, mas como a inclinação menor, porem de essencial seria adicionado. Mostrariaa diferença entre receita e custo variáveis, importando em alguns casos.
Como pode ser visualizado, as premissas são basicamente simplistas. Não se trata apenas de retas, mas elas, visualmente, continuariam indefinidamente em seus caminho, ampliando cada vez filações dentro de alguns limites de produção.
A margem de segurança implica na diferença entre a receita adquirida pela empresa e areceita total do ponto de equilíbrio. Com o lucro é que elas possibilitem aos proprietários a obtenção tanto do retorno do capital investido quanto pela remuneração, pelo investimento efetuado além de permitir o seu crescimento com o seu crescimento com o reinvestimento de porte desses lucros no próprio negócio. Assim nenhuma empresa deseja cair no campo de prejuízo.
Vamos salientar que determinadaempresa alcance seu ponto de equilíbrio produzindo e vendendo 100 unidades do produto X. Se vender menos de 100 unidades, ele obterá prejuízo vendendo mais de 100, subira para o campo de lucro.
A margem de seguro pode vir em forma de unidade monetária ($), em volume (quantidade) ou em percentual.
Quando vem explorar em unidade monetária, corresponde à diferença entre a receita total querida navenda dos produtos e a receita no ponto de equilíbrio, quando expressa em volume, correspondente a quantidade produzida e vendida pela empresa acima das quantidades do ponto de equilíbrio (quantidade produzida e vendida – quantidade do ponto de equilíbrio). Quando vier em forma de percentual, obedecerá a seguinte fórmula: quantidade ou valor da venda diminuído da quantidade ou valor no ponto de...
tracking img