Conceito de planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. PLANEJAMENTO
1.2 INTRODUÇÃO
Conceito de Planejamento – É a função administrativa que define os objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente.
As organizações não trabalham na base da improvisação. Quase tudo nelas é planejado antecipadamente.
O administrador precisa tomar decisões estratégicas e planejar o futuro de sua organização.
Noplanejamento, os planos facilitam a organização no alcance de suas metas e objetivos.
O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que seqüência.

A primeira das funções administrativas é o planejamento, que é um processo de estabelecer objetivos e definir a maneira de como alcançá-los. Objetivos são os resultados específicos ou metas que se deseja adquirir.Como todo planejamento se subordina a uma filosofia de ação, Ackoff aponta três tipos de filosofia do planejamento:
1) Planejamento Conservador;
2) Planejamento otimizante;
3) Planejamento adaptativo;
Benchmarking – Significa um marco de referência, um padrão de excelência que precisa ser identificado para servir de base ou de alvo para mudança. Foi introduzido em 1979 pela Xérox do Brasilcomo comparações com melhores empresas a fim de desenvolver seus produtos e tornar-se mais competitiva no mercado ultrapassando e não somente copiando seus concorrentes.


Benefícios do Planejamento:
• Foco e Flexibilidade (resultados, prioridades e vantagens);
• Melhoria na coordenação;
• Melhoria no controle;
• Administração do tempo.

1.3 OBJETIVOS
O planejamento é um processo quecomeça com os objetivos e define planos para alcança-los. Esta definição faz do estabelecimento dos objetivos a serem alcançados o ponto de partida do planejamento.
A fixação dos objetivos é a primeira coisa a ser feita: Saber onde se pretende chegar para saber exatamente como chegar até lá.
Objetivos são resultados futuros que se pretende atingir. São alvos escolhidos que se pretendem alcançardentro de certo espaço de tempo, aplicando-se determinados recursos disponíveis ou possíveis. Assim, os objetivos são pretensões futuras e uma vez alcançadas, deixam de ser objetivos para se tornarem realidade.
As organizações buscam alcançar vários objetivos ao mesmo tempo. Assim, há uma hierarquia de objetivos, pois alguns deles são mais importantes e predominam sobre os demais.
Na realidade,existem objetivos da empresa como um todo, de cada uma de suas divisões ou departamentos e de cada especialista. Os objetivos da empresa predominam sobre todos os demais objetivos, enquanto os objetivos de cada divisão predominam sobre os objetivos de cada especialista.
Os objetivos maiores impõem-se sobre os objetivos específicos.
1.3.1 Desdobramento dos Objetivos
Os objetivos dasorganizações podem ser visualizados em uma hierarquia que vai desde os objetivos globais da organização (no topo da hierarquia) até os objetivos operacionais que envolvem simples instruções para a rotina cotidiana (na base da hierarquia).

Em decorrência da hierarquia de objetivos surgem os desdobramentos dos objetivos. A partir dos objetivos organizacionais, a empresa pode fixar suas políticas,diretrizes, metas, programas, procedimentos, métodos e normas. Enquanto os objetivos organizacionais são amplos e genéricos, à medida que se desce em seus desdobramentos, a focalização torna-se cada vez mais restrita e trabalhada.
1.3.1.1 Políticas
São afirmações genéricas baseadas nos objetivos organizacionais que funcionam como guias orientadores da ação administrativa.
Proporcionam marcos oulimitações, embora flexíveis e elásticos, para demarcar as áreas dentro das quais a ação administrativa deverá se desenvolver. São genéricas e utilizam verbos como: manter, seguir, usar, prover, assistir etc. São comuns as políticas de recursos humanos (como tratar os funcionários da organização), as políticas de vendas (como tratar a clientela), as políticas de preço (como manejar os preços diante...
tracking img