Conceito de osm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Matéria: OSM
Sala – Auditório – 4ª. Feira – Horário de 16h45min às 20h15min

Metodologia de O&M
A metodologia do trabalho de O&M consiste na realização de um diagnóstico também chamado da Análise Administrativa.
Metodologias, técnicas e ferramentas são utilizadas para o diagnóstico de modelos organizacionais e para a proposição de Planos de Melhorias, como suporte estrutural às estratégiasde negócio de empresas e instituições.
Aplicação de metodologias para o Diagnóstico de Modelos Organizacionais e para a Elaboração de Planos de Melhorias, com base na Qualidade Pessoal, na Cultura Organizacional, nas Estruturas Orgânicas Básicas e Inovativas, nos Programas e Sistemas para a Qualidade, e no processo de globalização da economia, objetivando resultados efetivos para Empresas eInstituições.

Palavras chave

Identificação do problema, coleta de dados, análise propriamente dita, elaboração de sugestões ou do novo sistema, treinamento, implantação e acompanhamento.
Introdução
Organização, Sistemas e Métodos – Estudo das organizações por meio da análise de cada uma das suas atividades, afim de criar procedimentos que venham a interligá-las de forma sistêmica. Cruz,Tadeu.
Conceitos OSM

É uma área clássica da administração que lida com um conjunto de técnicas que tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento das organizações.A função de Organização e Métodos é reconhecida pelas siglas O&M e OSM (Organização, Sistemas e Métodos).
Histórico

O termo Organização e Método surgiu através de um governador do Estado de New Jersey, Woodrow Wilson ( oqual foi presidente dos EUA e um dos responsáveis pela formação das Nações Unidas), que advogava a idéia que a administração era do governo em ação.

Porém não foi nos EUA que a idéia se disseminou. Foi na Inglaterra que o terno Organização e Método foi rapidamente incorporado as unidades de administração pública, que cuidava dos processos de Organização e Racionalização do trabalho, tudo issopróximo ao início da Segunda Guerra Mundial.

A teoria dos sistemas emergiu logo após a 2ª guerra Mundial, por volta de 1950, como forma de equacionar e solucionar, de forma multidisciplinar, os complexos problemas surgidos no pós-guerra

Histórico no Brasil - A carreira de organização e Método teve muito prestígio nas décadas de 1970 e 1980, sendo incluída no currículo mínimo do curso deadministração pelo Conselho Federal de Educação. Graças a Isto e ao aumento do número de administradores houve um avanço na gestão das empresas brasileiras.
Paralelamente, a partir da década de 1980, a função de qualidade ganha prestígio e incorpora algumas das atribuições de O&M.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Dentre as atividades de O&M, as mais comuns são:

- Desenho, racionalização e normatizaçãode processos e procedimentos organizacionais;
- Desenho, formalização e mudança de estrutura organizacional;
- Desenho, racionalização e normatização de formulários;
- Normatização e racionalização do uso do espaço físico e Layout  na empresa.

METODOLOGIA DE O & M

A metodologia do trabalho de O&M consiste na realização de um diagnóstico também chamado de análise administrativa. Suasfases são:
- Identificação do problema;
- Coleta de dados- Análise propriamente dita;
- Elaboração de sugestões ou do novo sistema;
-Treinamento- Implantação- Acompanhamento.

CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO

O conceito de organização dentro do campo administrativo é de gerir capital, recursos humanos, equipamentos e processos com o objetivo de se atingir um determinado resultado.

A organizaçãono sentido sistêmico ou no sentido puro da atividade de OSM é visto como o desenvolvimento ou adequação dos sistemas funcionais da empresa, de forma a capacitá-la ao desenvolvimento de suas atividades dentro dos conceitos de produtividade.

CONCEITO DO MÉTODO

Seria traduzido como a forma de executar os referidos sistemas como o menor dispêndio de energia e maior eficácia do executante....
tracking img