O Conceito de Negociação, o processo e as Variáveis Básicas da Negociação

N
egociação é o processo de alcançar objetivo através de um acordo nas situações em que existam interesses comuns econflitantes.Toda negociação é um processo de relacionamento de pessoas. E todo relacionamento importa em comunicação. Assim, saber ouvir, perguntar e apresentar as próprias idéias de forma convincente ebásica é o primeiro passo para uma boa comunicação na negociação.
Atualmente o conjunto econômico exige muita competitividade entre as empresas, tanto no processo profissional, tanto no pessoal, no quediz respeito ao organizacional.
As variáveis básicas na negociação são classificadas em três funções: poder, informação e tempo. A variável poder não tem o significado diretamente voltado ao sentidode autoridade, mas sim, de sabedoria e habilidade no processo de negociação. O poder também é definido na capacidade que uma pessoa tem de influenciar, conseguindo os resultados que almejam, sobreuma outra. Uma pessoa que consegue sempre persuadir pode vir a ser um líder. Os poderes pessoais são inatos, presentes em qualquer situação, já os poderes circunstanciais enfocam a situação do momento,o tipo e a influência.
O tempo na negociação é o ponto de apoio para projetar o negócio. O sistema tempo tem que ser flexível, de forma a ajustar-se a situação em constantes mudanças. Um plano deveser criado para atender as necessidades específicas de um indivíduo ou de uma situação, auxiliando-se com o fator tempo.
Informação é o ato ou efeito de informar-se, participar, ter conhecimentoamplo e bem fundamentado, resultante da análise e combinação de vários informes. A informação é a questão central no processo de negociação. Quanto mais informação uma pessoa tiver sobre a outra,destacando suas necessidades reais, melhor será seu desempenho, pois a busca de informações pode mudar o rumo de uma negociação. Umas das mais importantes fontes de informações são: Internet, biblioteca e... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Conceito de negociação, o processo e as variáveis básicas da negociação. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-Negocia%C3%A7%C3%A3o-o-Processo-e/18651.html

MLA

"Conceito de negociação, o processo e as variáveis básicas da negociação" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-Negocia%C3%A7%C3%A3o-o-Processo-e/18651.html>.

MLA 7

"Conceito de negociação, o processo e as variáveis básicas da negociação." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-Negocia%C3%A7%C3%A3o-o-Processo-e/18651.html>.

CHICAGO

"Conceito de negociação, o processo e as variáveis básicas da negociação." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-Negocia%C3%A7%C3%A3o-o-Processo-e/18651.html.