Conceito de modernidade e moderno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A modernidade costuma ser entendida como um ideário ou visão de mundo relacionada ao projeto empreendido a partir da transição teórica operada por Descartes, com a ruptura com a tradição herdada - o pensamento medieval dominado pela Escolástica - e o estabelecimento da autonomia da razão, o que teve enormes repercussões sobre a filosofia, a cultura e as sociedades ocidentais.[1]
O projetomoderno consolida-se com a Revolução Industrial e está normalmente relacionado com o desenvolvimento do capitalismo.
A modernidade transita, em seu fechamento e esgotamento, para a pós-modernidade. Muitos teoricos trataram dessa transiçao e tentaram sondar para ver alem dos limites da transição para tentar captar que outro mundo estava surgindo. A pós-modernidade como um outro mundo relativamente àmodernidade também é um tema filosofico da mais alta importancia.Pós-modernidade carece de definiçao, nos parece, em si mesma, só fazendo sentido se em conexao com a modernidade, ou sua extensao, ou sua ruptura. Habermas tem uma visao mais racionalista do tema... O termo era desconhecido para Nietzsche, porém, uma vez que a pós-modernidade se forma em oposição à modernidade, pode-se dizer que foiNietzsche, em termos abrangentes, quem iniciou o movimento de fustigação dos ideais modernos.[carece de fontes] Com ele começa a era da paixão moderna. Os seus defensores ou os seus detratores, via de regra, se posicionavam frente à aceitação ou à recusa da modernidade. Porém, Nietzsche já não estava presente quando efetivamente começam as mais profundas transformações de época, da cultura aosartefatos tecnológicos, da política a guerra e ao terrorismo, da arte clássica a anti-arte ou a arte pela arte, do local ao global, da objetividade ao ficcional e ao virtual, do bioquímico ao tecido genético.

A modernidade como movimento estético

Na primeira metade do século XX, vários movimentos de vanguarda na arte e na cultura ocidental constituem o que se costuma chamar modernismo.
Da mesmaforma, nos anos 1960-1970, o movimentos estético que ostensivamente passou a negar os preceitos do modernismo, sobretudo na arquitetura, foram chamados pós-modernos.






O MODERNO

O moderno é um conceito experimentado pela cultura ocidental. Segundo Hans Ulrich Gumbrecht, a modernidade e a modernização correspondem a uma sobreposição desordenada de uma série de conceitos diferentes.Pode-se dividir a transformação do conceito de moderno em cinco momentos. Em um primeiro momento, o conceito de moderno está calcado nos juízos de valor do senso comum, significando atual e bom. Esse primeiro conceito compactua de um sentido técnico da própria etmologia da palava, que vem do latim ''modernus'', significando limite da atualidade. Tal limite, segundo Hans Robert Jauss, é exclusivo àatualidade histórica do presente.

No século XII, o conceito de moderno entra em seu segundo momento, como sinônimo de aperfeiçoamento. O que é novo se torna um realce do que é antigo, fazendo com que este consiga sobreviver àquele.

O terceiro momento, vem com o renascentismo do século XV, representado pela restauração do antigo, a fim de exprimir o caráter perfeito das coisas. É nessemomento que se aplica o pensamento de Jauss acerca do limite da atualidade, de modo a esclarecer que o presente não representa o novo sempre, como se isso lhe fore um direito natural. Um dia o presente será o passado e assim a modernidade um dia se transformaria em antiguidade.

No quarto momento, Charles Perrault traz um fim ao ideal renascentista de perfeição. Durante esse momento, coexistem doispartidos intelectuais, pertencentes principalmente iluminismo: os modernes, que acretidam no progresso com base na ciência e na filosofia; e os anciens, apreciadores do valor atemporal da antiguidade. É com os modernes que o conceito de moderno surge pela primeira vez como designador de um movimento, segundo o qual acretida-se que cada época tem seus próprios costumes e olhares para a realidade....
tracking img