Conceito de literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O conceito de literatura universal em Goethe
Publicado em 14 de março de 2010
TAGS: cultura
Para Goethe, o ideal da Weltliteratur se contrapõe à estreiteza nacionalista do romantismo alemão
Izabela Maria Furtado Kestler
É importante aqui uma explanação concisa sobre a história da Alemanha na primeira metade do século 19. Essa contextualização histórica visa explicar o quadro estéticofragmentado da vida cultural alemã. A Alemanha enquanto estado nacional não existia até 1871, data da primeira unificação alemã, que acontece no contexto da Guerra Franco-Prussiana. Trata-se, portanto, de uma formação nacional com séculos de atraso em relação a outras nações européias há muito consolidadas, como França, Reino Unido, Portugal e Espanha.
Havia até 1871 inúmeros estados alemães mais oumenos coligados. Basta lembrar que o Sacro-Império Romano-Germânico da Nação Alemã só deixou de existir por imposição de Napoleão em 6 de agosto de 1806. Essa estrutura imperial, que data do século 15, foi consolidada em 1648 com o Tratado de Paz da Westfália, que pôs fim à Guerra dos 30 anos. A unificação alemã era, portanto, até 1871, apenas um sonho patriótico. Nacionalismo e patriotismo, poroutro lado, não fomentam, na maioria das vezes, ideais democráticos. Esse foi o caso da Alemanha desde o início do século 19, quando a ocupação e dominação francesas em vários estados alemães no bojo das guerras de coalizão contra a França revolucionária e as vitórias do exército napoleônico sobre os exércitos dos territórios alemães insuflaram um sentimento nacionalista de cunho francófobo.
Osprimeiros movimentos patrióticos em solo alemão estão assim inscritos nesse contexto de resistência à dominação francesa. Os ideais da Revolução Francesa de 1789 – igualdade, liberdade, fraternidade – também são renegados em virtude da preponderância da luta patriótica. Particularismo, busca das raízes populares germânicas, patriotismo e nacionalismo estavam assim na ordem do dia e configuraram oespírito do movimento romântico alemão, que despontara em Jena, em 1795.
O apogeu do movimento romântico alemão – entre os anos de 1805 e 1810 – coincide com a época de maior amplitude do domínio napoleônico sobre os territórios alemães. Durante esse apogeu predominam nas obras literárias de todos os gêneros os sentimentos patriótico e nacionalista, assim como na recém-criada germanística o estudo doidioma e das raízes populares da literatura. O término do domínio napoleônico em 1815, no entanto, não significou a concretização dos ideais nacionalistas, pois a Alemanha permaneceu repartida no Congresso de Viena, que redefiniu os limites e fronteiras dos Estados europeus. Foi criada, então, a Federação Alemã, formada por 35 Estados monárquicos e mais quatro cidades livres. Não acontece aunificação alemã, tão almejada pelos grupos nacionalistas que haviam lutado contra a dominação francesa.
Quando Goethe propõe a idéia de Weltliteratur em 1827, não existia, portanto, a nação alemã e os estados alemães viviam sob o jugo da restauração. Em todos eles imperava a censura prévia a publicações e à imprensa. No panorama literário ainda prevalecia, de uma forma geral, o movimento romântico, sóque já tendendo ao esgotamento e a formas epigonais.
Weltliteratur (literatura universal)
A idéia de Weltliteratur é apresentada programaticamente e exposta em cartas, comentários e resenhas exatamente entre os anos de 1827 e 1830, ou seja, quando Goethe se empenha em concluir a segunda parte da tragédia do Fausto. Assim ele se expressa em conversa com seu secretário Johann Peter Eckermann: “Cadavez mais me convenço (…) de que a poesia é uma propriedade comum à humanidade, que por toda a parte e em todas as épocas surge em centenas e centenas de criaturas. (…) Apraz-me por isso observar outras nações e sugiro a cada um que faça o mesmo. A literatura nacional não significa grande coisa, a época é da literatura mundial e todos nós devemos contribuir para apressar o surgimento dessa...
tracking img