Conceito de lan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIBAVE Engenharia civil 1ª fase

Trabalho de Introdução à informática

Conceitos de rede
LAN



Equipe:
Antonio Daniel Zanatta
Edenir Antonio De Moura
Filipe Rossi
Jonas de Jesus Oliveira

Conceitos de rede
Intrudução
As Redes de Computadores são as maneiras utilizadas para a Transmissão de Dados e Compartilhamento de Recursos.
A Comunicaçãoatravés de uma Rede pode ser feita a uma longa distância ou em sua maioria em Redes Locais. Por Exemplo, uma Rede Local pode conectar dois Computadores a uma Impressora, permitindo que os dois Computadores utilizem a mesma Impressora.
As Redes podem ser feitas em Edifícios ou apenas em uma sala. Redes Locais não utilizam Modems separados, pois são projetadas apenas para compartilhamentos. A seguirestaremos mostrando um breve relato de como surgio a Rede LAN, e explicando seu funcionamento.
História
Na época anterior aos PCs, as empresas possuíam somente um computador central, o mainfraimes, com usuários o acessando através de terminais utilizando um cabo simples de baixa velocidade. Redes tais como a Systems Network Architecture (SNA) da IBM estavam focadas em ligar terminais ou outrosmainfraimes através de conexões dedicadas. Alguns desses terminais poderiam estar em locais remotos -- o que daria origem a uma WANs.
As primeiras LANs foram criadas no final de 1970 e eram usadas para criar links de alta velocidade entre grandes computadores centrais em um determinado local. De muitos sistemas competidores criados nessa época a Ethernet, e ARCNET eram os mais populares.
Ocrescimento do CP/M e depois dos computadores pessoais baseados em DOS, proporcionaram que um único local pudesse ter dúzias e até centenas de computadores. A atração inicial das redes era geralmente compartilhar espaço em disco e impressoras à laser, os quais eram extremamente caros na época. Um entusiasmo maior com o conceito de LAN surgiu por volta de 1983, que foi declarado pela indústria decomputadores como "o ano da LAN".
Na realidade, o conceito de LAN foi estragado devido à proliferação de camadas físicas e implementações de protocolos incompatíveis, assim como confusões em como melhor compartilhar recursos. Tipicamente, cada fabricante tinha seu próprio tipo de placa de rede, cabos, protocolos e sistema operacional de rede. Uma solução apareceu com o advento do Novell NetWare, oqual proporcionou suporte a mais de 40 tipos de placas de rede e cabos, e um sistema operacional muito mais sofisticado do que qualquer um dos competidores. O NetWare dominou as LANs dos computadores pessoais até a introdução do Microsoft Windows NT Advanced Server em 1993 e o Windows for Workgroups ("Windows para grupos de trabalho").
No mesmo período de tempo, computadores baseados em Unixestavam utilizando redes baseadas em TCP/IP, influenciando até hoje a tecnologia dessa área.

Rede de área local (LAN)
Em computação, rede de área local (ou LAN, acrônimo de local area network), ou ainda rede local, é uma rede de computadores utilizada na interconexão de equipamentos processadores com a finalidade de troca de dados. Um conceito mais preciso seria: é um conjunto de hardware esoftware que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos. Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada (10 km no máximo, além do que passam a ser denominadas MANs). Redes em áreas maiores necessitam de tecnologias mais sofisticadas, visto que, fisicamente, quanto maior a distância de um nó da rede aooutro, maior a taxa de erros que ocorrerão devido à degradação do sinal.
As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios próximos.
Componentes de uma LAN
Servidores
Servidores são computadores com alta capacidade de processamento e armazenagem que tem por função...
tracking img