Conceito de Idoso – várias dimensões: biológica, cronológica, social, demográfica, cultural, psicológica, ideológica e política.

Ciências que estudam os idosos

Geriatria – concentra-se nosaspectos patológicos e patogêncos do envelhecimento e sua prevenção. Visa não só prolongar a vida, mas proporcionar ao idoso uma existência útil e vigorosa.

Gerontologia – estuda o envelhecimento apartir das mudanças que se processam sob vários aspectos: biológico, social, econômico, psicológico, etc. Propõe-se a rever aspectos sociais referindo-se também a questões familiares, satisfaçãovivencial, problemas de aposentadoria, habitação, institucionalização, etc.

O envelhecimento é um processo (totalmente individualizado, vivenciado e percebido de forma distinta por cada pessoa). A velhiceé um estado.

A velhice ocorre de forma diferenciada para cada indivíduo – grupo heterogêneo, visto que envolve múltiplas questões (física, mental, social, política, social, espiritual, econômica,etc) que são diferenciadas em indivíduos idosos, embora tenham uma mesma faixa etária – dificuldade em definir de forma precisa o que é velhice.

ENVELHECIMENTO CRONOLÓGICO – a partir do nascimentoinicia-se no ser humano um processo de transformações internas e externas, que pode ser medido e acompanhado por uma escala de tempo, porém não é suficiente para que se entenda o processo deenvelhecimento.

Quando uma pessoa afirma possuir 60 anos a única informação recebida é a cronológica, não se sabe mais nada a respeito desta pessoa – porém junto ao envelhecimento cronológico ocorre oenvelhecimento biológico.

ENVELHECIMENTO BIOLÓGICO – é o desgaste que ocorre naturalmente com todos os organismos humanos no decorrer do tempo. A genética explica em parte, o fato de alguns indivíduosviverem mais e outros menos, porém as condições de vida enfrentados durante as etapas de sua vida ajudam a explicar um desgaste maior ou menor de seu organismo. Além disso com o avançar da idade os... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). Conceito de idoso. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-Idoso/77836.html

MLA

"Conceito de idoso" TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-Idoso/77836.html>.

MLA 7

"Conceito de idoso." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-Idoso/77836.html>.

CHICAGO

"Conceito de idoso." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-Idoso/77836.html.