Conceito de homo economicus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Homo Economicus

Taylor vendo que os operários valorizava muito a quantidade que ganhava percebeu que essa seria a melhor forma para incentivá-los, quando produzissem 100% davaincentivo salarial ou prêmios. Assim com os operários treinados e com ganhos melhores eles produziriam mais e com 100% de eficiência e colaborariam para que o trabalho terminasse dentro do tempo previsto pelaempresa. Então Taylor achou que isso seria bom quanto para empresa e para os funcionários.






Figura 1 Plano de incentivo salarial
Este plano de incentivosalarial é justificado pelo conceito de homo economicus, isto é, homem econômico, segundo o qual toda pessoa é profundamente influenciada por recompensas salariais, econômicas e materiais. Este plano fazcom que o trabalhador desenvolva o máximo de produção que é fisicamente capaz de atingir para obter um ganho maior.
Este conceito se baseia na necessidade humana de receber incentivos, no casoeconômico de receber recompensas por aquilo que faz (pelo seu trabalho/ produção). Desta forma combate o desanimo do trabalhador e consequentemente aperfeiçoa sua eficiência ao máximo porque este se vê decerta forma obrigado a trabalhar para suprir suas necessidades básicas ou não (homem econômico).



Estudos da Fadiga Humana

O estudo dos movimentos é realizado com uma tripla finalidade:1-evitar movimentos inúteis na execução de uma tarefa.
2-executar os movimentos úteis o mais economicamente possível – do ponto de vista fisiológico.
3-dar a esses movimentos úteis uma seriaçãoapropriada (economia de movimentos).
Pois se não evitar movimentos inúteis haverá diminuição da produtividade e da qualidade do trabalho; perda de tempo; aumento da rotação do pessoal; doenças; acidentes; ediminuição da capacidade de esforço. Eliminação de movimentos inúteis substituindo-os por movimentos úteis. Melhora a eficiência do operário e o rendimento da produção. Distribui uniformemente o...
tracking img