Conceito de gerenciamento de rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de gerenciamento de rede
O gerenciamento de redes pode ser definido como um conjunto de ferramentas integradas para monitoramento e controle dos recursos da rede. Tem como principal objetivo a produtividade e eficiência, garantindo assim a disponibilidade dos serviços em um nível de desempenho aceitável. O processo de gerência de redes consiste, em obter informações dos equipamentos eserviços da rede para posteriormente tratá-las de forma a obter um diagnóstico dos possíveis problemas que acompanham a evolução contínua da microeletrônica e da tecnologia de comunicação.

A evolução da capacidade dos equipamentos dedicados gerou uma nova necessidade de gerenciamento. Neste contexto os dispositivos de uso específico são ligados a uma rede de computadores e seus sistemasoperacionais são otimizados e com algumas limitações funcionais. Entretanto, esses equipamentos dedicados necessitam de um detalhado sistema de gerenciamento e monitoramento.

Gerência Centralizada: Um único gerente controla o processo. Os problemas com os modelos centralizados de gerenciamentos de redes tornam-se mais críticos na proporção em que a rede cresce.
Gerência Descentralizada: Nagerência descentralizada as atividades são distribuídas pois há vários nós responsáveis pelo gerenciamento. Permite que o trabalho seja feito de forma hierárquica, ou seja, cada nó é responsável por determinado tipo de atividade gerencial.
Gerência Reativa: Neste modelo os administradores de rede eram alertados de problemas ocorridos na infra-estrutura e passavam a atuar em sua solução.
GerênciaPró-Ativa: O aumento exponencial das redes de computadores tem exigido uma gerência mais eficaz das mesmas, no sentido de tentar evitar a interrupção de seus serviços.








Áreas Funcionais do Gerenciamento de Rede
Gerência de falhas: Gerência responsável pela detecção, isolamento, notificação e correção de falhas na rede.

Gerência de configuração:Gerência responsável pelo registro e manutenção dos parâmetros de configuração dos serviços da rede. Tais como informações sobre versões de hardware e de software.

Gerência de contabilidade: Gerência responsável pelo registro do uso da rede por parte de seus usuários com objetivo de cobrança ou regulamentação de uso.

Gerência de desempenho: Gerência responsável pela medição e disponibilizaçãodas informações sobre aspectos de desempenho dos serviços de rede. Estes dados são usados para garantir que a rede opere em conformidade com a qualidade de serviço acordados com seus usuários. Também são usados para análise de tendência.

Gerência de segurança: Seu objetivo é o controle do acesso aos recursos da rede de acordo com alguma política definida. Através dela, os elementos sãoprotegidos, monitorando-se e detectando-se possíveis violações, da política de segurança estabelecida, podendo, o administrador da rede ser alertado através de alarmes. Mantém
logs de segurança tanto para a posterior análise e geração de relatórios como para detectar violações não óbvias manualmente.



Potenciais Problemas em Redes de Computadores


-NivelFísico/Enlace=Sua função é detectar e corrigir os erros que ocorram no nível Físico, essa função é executada e organizada em conjuntos de bits denominados quadros, nesses quadros existem uma freqüência de bits adicionais denominados (FCS) “Frame check sequence” que tem a função de detectar erros, quando for detectado esses erros o quadro é descartado e opcionalmente é enviado um aviso ao sistema que otransmitiu. Por exemplo, nos enlaces em satélites os erros são corrigidos sem retransmissão útil em enlaces onde os custos de comunicação e retardo são altos.

Voltando a falar sobre os quadros, estes podem ser criados e reconhecidos por 4 métodos que são:

• Contagem de Caracteres: onde um campo de cabeçalhos informa o número de caracteres no quadro.



• Caracteres Delimitadores e...
tracking img