Conceito de força no pensamento grego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONCEITO DE FORÇA NO PENSAMENTO GREGO

F. F. de Souza Cruz
Departamento de Física UFSC
Florianópolis SC

Cad. Cat. Ens. Fis., Florianópolis, 2(1): 16-24, abr. 1985.
Introdução
Trata-se deum artigo que tenta mostrar ao leitor que a ciência é construída apartir de leituras de um mesmo fenômeno com diferentes visões. No caso, algumas das proposições dos conceitos de força, no pensamentogrego.

Comentários:
Talvez, os usos de alguns argumentos de autoridade me fizeram desconfiar um pouco deste artigo.
Em uma afirmação inicial do texto,: Todos os conceitos em ciência são frutos deum longo e penoso desenvolvimento histórico. pode-se até passar despercebido em uma primeira leitura. Mas se analisarmos um pouco, veremos que se existe um desenvolvimento histórico de um conceito,certamente existe um conceito inicial, antes de todo desenvolvimento, que seria o que?.
Caberia então, reorganizar: conceitos em ciência são frutos de desenvolvimento histórico de teorias que explicamalguns fenômenos de acordo com o cenário vivido de tempos em tempos.
Aparentemente, o desenvolvimento conceitual de cada indivíduo passa, de forma mais ou menos rápida, pelas várias fases históricasdo desenvolvimento conceitual da humanidade. Assim, como já foi apontado por Zylbersztajn e outros (1983), é comum observar nos alunos de Física do ensino médio e nos universitários a presença decertos conceitos que estão de acordo com a Física Aristotélica
Nesta inferência feita pelo autor, ele se contradiz. Se cada individuo passa pelas várias fases históricas do desenvolvimento conceitual,porque então as maiorias dos alunos em física estão paradas na física de Aristóteles?
Ou melhor dizendo, porque então os alunos de física não trazem a presença do conceito de força enunciado porHeráclito, provável antecessor de Aristóteles e que segundo o autor: Heráclito de Éfeso, talvez o primeiro a enunciar com clareza um conceito próximo ao de força como hoje conhecemos.
O fato que...
tracking img