Conceito de fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Educação Superior – UNICA
Curso de Administração com Habilitação em Marketing - 5ª fase
Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária

Fluxo de Caixa

Joice Noronha
Juliana Duarte
Juliana TavaresKarina Losso
Paula Chagas Vieira

Florianópolis, 12 de março de 2002.
Introdução:

Esse trabalho tem como finalidade o conhecimento e a análise do Fluxo de Caixa que tem grande importância na Gestão Empresarial por fornecer informações que darão suporte às decisões.
Através do FC projetado o gestor pode programar eacompanhar as entradas e saídas de recursos financeiros, tanto a curto como a longo prazo. E é através do FC realizado que o usuário externo pode conhecer e avaliar o comportamento do fluxo de ingressos e desembolsos dos recursos financeiros da empresa em determinado período, permitindo assim uma análise mais segura da situação financeira da empresa.

Histórico do Fluxo de Caixa:

Em 1942, nomesmo ano em que Colombo descobria a América, o monge franciscano, Lucca Pacioli, publicava, na cidade italiana de Santo Sepolcro, o livro "Análise Aritmética das Proporções e das Proporcionalidades", no qual lançava as bases da contabilidade tal como nós a conhecemos hoje. Os fundamentos sobre os quais se baseiam os princípios contábeis idealizados por Lucca Pacioli foram tão bem concebidos que seconservam inalterados até os dias de hoje.
Nos últimos quinhentos anos a contabilidade tem sido o grande instrumento de gestão empresarial em geral e de gestão financeira em particular. No entanto, com a crescente complexidade dos processos empresariais, a contabilidade começa a apresentar suas vulnerabilidades, o que dificulta ao administrador uma visão precisa da situação financeira e patrimonialde seu negócio.
Isto faz com que o administrador busque novos instrumentos que o auxiliem a interpretar a realidade de seu negócio. E é aí que entra o fluxo de caixa. No entanto o fluxo de caixa tem sido usado, quase que exclusivamente, como instrumento de avaliação de investimentos. Muito pouco tem sido escrito acerca o fluxo de caixa como o poderosíssimo instrumento de gestão financeira queele é. Daí as empresas, de um modo geral, fazerem um uso tão limitado de suas possibilidades.

O que é Fluxo de Caixa:

Fluxo de Caixa é a diferença entre as entradas e as saídas de dinheiro provenientes das vendas e consumidas nas operações.

Para Zdanowicz o fluxo de caixa “é o instrumento que permite demonstrar as operações financeiras que são realizadas pela empresa”, o que possibilitamelhores análises e decisões quanta à aplicação dos recursos financeiros que a empresa dispõe.

Por que usá-lo:
O fluxo de caixa pode ser usado para obter informações tais como: Qual a capacidade da empresa de gerar recursos para financiar suas operações? ; Se a empresa é geradora de caixa, porque o dinheiro não aparece? Se a empresa não é geradora de caixa, o que é que tem viabilizado suasoperações?; Quais as necessidades de capital de giro da empresa?; Qual a relação ótima entre o capital de giro próprio e o de terceiros na empresa? Qual o saldo de caixa mínimo que a empresa deve manter para fazer face a suas obrigações financeiras?; Qual a capacidade de a empresa imobilizar ou distribuir dividendos sem fragilizar a estrutura de capital de giro?; A capacidade de geração de caixa daempresa é compatível com suas políticas de reposição de estoques e de financiamento de seus clientes?
     É importante planejar corretamente o fluxo de caixa de seu negócio. Em outras palavras, é preciso saber exatamente quanto dinheiro você poderá ter disponível e se esses recursos serão suficientes para cumprir suas obrigações (pagar contas diversas, considerando os custos fixos, como aluguel de...
tracking img