Conceito de Estocagem
Estoque quer dizer guardar algo para utilização futura. Se o estoque for prolongado, ocupará espaço alugado ou comprado, requer pessoal para guardar e cuidar do estoque.Matéria prima parada quer dizer prejuízo, há não ser que a empresa esta prevendo um aumento de preço e fez investimento em aumentar seu estoque de matéria prima.
Porém se a utilização for imediata, nãohaverá tempo para estocar, o que pode acarretar, parada de produção , caso ocorra qualquer atraso no fornecimento de matéria prima.
As finalidades do estoque são:
Garantir o funcionamento da empresa,neutralizando os efeitos de demora ou atraso no fornecimento.
Proporcionar economias de escala por meio de compra ou produção de lotes econômicos e pela flexibilidade nos processos produtivos.Tipos de estoque.
Os estoques não são somente no almoxarifado.(MP) ou no deposito (PA), eles também se distribuem também pelas diversas unidades produtivas na medida em que as (MP) estão sendoprocessadas e transitam de uma seção para a outra.

Sistema de controle de estoques.

Existem vários sistemas de controle de estoques, cada qual com características próprias, vantagens e limitações. Noentanto, três sistemas básicos se destacam sistema de duas gavetas ou de estoque mínimo, de renovação periódica e de estoque para fim especifico.

Sistema de duas gavetas ou de estoque mínimo.
Essesistema baseia-se no critério de guardar o material em duas gavetas( ou em dois lotes separados):
Usa-se o material da primeira gaveta; quando esse material acabar e for necessário usar o da segundagaveta esta na hora de fazer um de renovação de estoque.
Sistema de renovação periódica .
É o sistema de controle de estoques em que a renovação é feita em períodos de tempo previamenteestabelecido. É o período ou intervalo de tempo que define a renovação do estoque. Cada item de estoque tem o seu período de tempo, calculado para minimizar o custo de estocagem.
A quantidade a ser comprada... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Conceito de estocagem. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-Estocagem/528438.html

MLA

"Conceito de estocagem" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-Estocagem/528438.html>.

MLA 7

"Conceito de estocagem." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-Estocagem/528438.html>.

CHICAGO

"Conceito de estocagem." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-Estocagem/528438.html.