Conceito de ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de ergonomia
A ergonomia, ou human factors (fatores humanos) ou human factors & ergonomics (fatores humanos e ergonomia), expressões pelas quais é conhecidanos Estados Unidos da América, é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é aprofissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de aperfeiçoar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. .
Os ergonomistascontribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitaçõesdas pessoas.
Danos causados
A maior parte dos trabalhadores de limpeza são mulheres, e trabalham a tempo parcial. Uma parte significativa dos trabalhadores pertencea minorias étnicas A rotatividade do pessoal é, em geral, elevada, devido a um elevado nível de trabalho temporário com base em contratos a termo certo de curtaduração. Embora estes padrões de emprego possam causar dificuldades, os danos aos trabalhadores de limpeza podem e devem ser prevenidos. Os trabalhadores de limpeza sãodefinidos mais pelas tarefas que realizam do que pelo fato de pertencerem a um determinado setor ou grupo. De entre essas tarefas, podemos referir como comuns a limpeza desuperfícies – limpar o chão, limpar o pó, aspirar, polir pavimentos e superfícies de trabalho – e a limpeza e arrumação de rotina. Embora o trabalho de limpeza possaincluir tarefas como a limpeza de janelas e de ruas, o presente Fato irá concentrar-se na prevenção de danos aos trabalhadores remunerados que asseguram a limpeza geral.
tracking img