conceito de Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA

Definição:

Bens Substitutos

Bens Substitutos é quando se analisa as relações entre a demanda de um produto X com os preços de outros produtos. Assim, o aumento de um produto Ypoderá aumentar ou reduzir a demanda do produto X. Por exemplo, quando ocorre uma diminuição da demanda da margarina, um possível substituto pode ser a manteiga, portanto a manteiga e margarina podem serchamadas de bens substitutos.

Bens complementares

Bens complementares são aqueles produtos que são consumidos conjuntamente. Ocorre quando a redução do preço de um produto Y ocasiona umaumento da demanda de um produto X. Um exemplo é a possibilidade do preço do sorvete subir, tende a comprar menos cobertura, assim um produtor de cobertura pode estranhar a redução repentina noconsumo de seu produto. Ele terá que prestar atenção sempre ao mercado de sorvete.


Bens inferiores

Um aumento geral na renda da população pode levar à redução no consumo de alguns tipos de bens. Nãosignifica que um aumento da renda leva a um maior consumo, isso não vale para todos os bens. Desse modo, o bem inferior é quando reduz o consumo à medida que sua renda aumenta. Para algumas pessoasesse é o caso da mortadela (que é substituída pelo presunto, mais caro), ou da salsicha e de uma série de produtos de baixa qualidade.

Bens normais

Bens normais são bens cuja demanda variaconforme a renda. A demanda aumenta quando a renda aumenta e diminui quando a renda diminui, como por exemplo, roupas e iogurtes.

Demanda

A demanda é a quantidade de algum bem que os consumidoresalmejam por um preço definido pelo mercado.

Quantidade demandada

Quantidade demandada é a quantidade de um bem que os consumidores desejam possuir. Varia conforme o preço e qualidade do produto, ogosto do consumidor e a concorrência.

Oferta

Uma denominação genérica para indicar o que é disponibilizado ao mercado, independente de ser produto ou serviço, englobando tudo aquilo que são...
tracking img