Conceito de comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera Uniderp



Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Disciplina: Comportamento Organizacional

Acadêmicos: Cristiane Ferreira Veloso RA: 377290
Marly Maria da Silva RA: 379523
Maria Conceição S. e Sousa RA: 378919
Rosevani Batista F. BrandãoRA: 383910

Título: Conceito de Comportamento Organizacional

Professora: Cristiane Vinholi de Brito (tutora a distância)
Célia Regina de Souza (tutora presencial)



Três Lagoas MS – 20/04/2012










Esta ATPS faz entender que comportamento organizacional nada mais é que o estudo do comportamento humano noambiente de trabalho, que busca relações de resultado e liderança.
Com a inovação as organizações devem acompanhar a constante evolução que ocorre com avanço tecnológico no mundo, de modo que atuem de maneira produtiva garantindo resultados econômicos positivos, que tragam suporte e visiabilizem sucesso na produtividade.
Para uma empresa obter sucesso ele deve visar estrutura de comunicaçãoentre seus funcionários, incentivar a capacitação e renovação de conhecimentos, e na busca de resultados no desempenho dos colaboradores de maneira que venham desenvolver sua função com conhecimento inovado, saindo na frente em relação a outras empresas que não definem inovação como uma atividade de progresso na área de gestão ou em qualquer outra profissão.
Uma equipe que fala a mesma linguagemtem o poder de elevar uma empresa ao sucesso, um grupo de pessoas que trabalham com um único intuito e se reúnem e compartilham pensamentos, agilidades e conhecimentos na busca do comprimento de metas e visam o sucesso é considerado como uma equipe. Além da equipe o líder deve ser capaz de orientar e mostrar caminhos para resolver problemas elaborar propostas e conquistar sucesso.
ComportamentoOrganizacional
Comportamento Organizacional é uma área que estuda a estrutura, do funcionamento e do desempenho do comportamento humano, ações e atitudes de indivíduos, grupos e organizações. Tem como propósito a finalidade de analisar, prever e controlar esse comportamento, no intuito de alcançar objetivo satisfatório no futuro, sendo que o controle de comportamento é sem dúvida difícil deser avaliado, porque o ser humano é um integrante principal das organizações, com personalidades diferentes.
O principal desafio do comportamento organizacional é motivar os trabalhadores e manter a competitividade global das organizações, tendo como foco o ser humano.
Comparação entre definições de Comportamento Organizacional de dois autores:
O autor Dubrin, Andrew J. define quecomportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização entre si, ou seja, elas se agrupam, para atingir objetivo comum, sendo muito complexa a interação entre as pessoas e organizações.
Portanto, o autor Stephen P. Robbins diz que comportamento organizacional é uma área de estudo, que analisa o impacto que indivíduos, grupos e aestrutura têm sobre o comportamento, adquirindo dessa forma conhecimentos para um aperfeiçoamento eficaz, com bons resultados dentro das organizações.
O Comportamento Organizacional na realidade abrange de uma forma geral um campo de estudo que envolvem as relações de trabalho.
Quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados de Comportamento Organizacional
SISTEMAS ABERTOS |SISTEMAS FECHADOS |
*Apresenta relação de intercambio com o meio ambiente, através de entradas e saídas (feedback). | *Não apresenta intercambio com o meio ambiente, ou seja, não recebe nem um recurso externo. |
*Fazem a troca de matéria, energia e informação regularmente com o meio ambiente (função de ingestão). | *Não produzem nada que seja enviado para fora. |
*São adaptativos, isto é, para...
tracking img