Conceito de comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de CO
Consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes do mesmo e dos grupos no ambiente das organizações, para assim poderem alcançar produtividade, reduziro absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
A definição, portanto é: Modelar o comportamento humano dentro das organizações, pois existem diferentes organizações comnecessidades e motivos diversos onde esses fatores influenciam no CO.
Existem quatro tipos de Comportamento são:
Produtividade
Absenteísmo
Rotatividade
Cidadania
As variáveis para o CO são: Estrutura,Clima e Cultura Organizacional, Ambiente de Trabalho, Planejamento, Habilidades Interpessoais.
Utilizando do conceito de CO dentro de uma empresa podemos concluir que tem muitos pontos positivos,por exemplo: Melhoria das habilidades humanas como: Motivação, Liderança, Treinamento, Satisfação com o Trabalho, Avaliação de Desempenho, Comunicação Eficiente, etc.
Um grande desafio importante noComportamento Organizacional é: Motivar trabalhadores e manter a competitividade global das organizações.
Conceito de Visão Sistêmica
A nova visão demundo reivindicada propondo superar a crise epistemológica e psicológica que se abate sobre a ciência, tecnologia, educação, cultura e sociedade seria a visão sistêmica.
O pensamento sistêmico surgiuno século XX, como uma corrente filosófica, onde a ideia era que fosse capaz de orientar a sociedade, a educação, a ciência e a tecnologia num novo ideal de mundo e de desenvolvimento.
O pensamentosistêmico vai de encontro ao cartesianismo, pois eles acreditavam e buscava somente o que tivesse fundamento para provar a verdade, já no pensamento sistêmico à realidade é uma nova percepção estudadados problemas da nossa época, percebendo-se assim que não se podem entender os problemas isoladamente. Porém os três tipos de pensamentos: cartesiano, holismo e sistêmico apesar de possuírem...
tracking img