1. Conceito:
De acordo com as Orientações Gerais para o Serviço de Atenção a Saúde das Pessoas Ostomizadas, publicado no Diário Oficial da União:
“Estomias Intestinais (colostomia e ileostomia) - são intervenções cirúrgicas realizadas, tanto no cólon (intestino grosso) como no intestino delgado e consiste na exteriorização de um segmento intestinal, através da parede abdominal, criando assim uma abertura artificial para a saída do conteúdo fecal.(BRASIL, 2009)”
Como dito a cima, existem dois tipos de estomia intestinal, a colostomia e a ileostomia. Elas podem ser permanentes ou reversíveis.
A colostomia é uma cirurgia de derivação intestinal para o exterior do cólon. Estão previstas nas abordagens terapêuticas de um grande número de doenças que incluem o câncer de coloretal, doença viverticular, doença inflamatória intestinal, incontinência anal, colite esquemica, polipose adenomatosa familiar entre outras. Elas podem ser feitas em caráter temporário nas situações de traumaabdominal com perfuração intestinal ou em função da necessidade de proteção de uma anastomose intestinal mais distal a derivação. A colostomia definitiva é feita com o objetivo de substituir a perda de função esfinctérica resultante de tratamento cirúrgico, após não haver sucesso em outras opções que proucuram restaurar a evacuação transanal. Podendo ainda ser feita em associação, ou como resultado de procedimento operatório ou isoladamente. ( “ trephine stomas”).
A Ileostomia, ela, consiste em uma cirurgia de derivação intestinal para o exterior do íleo e pode igualmente ter caráter permanente ou reversível, dependendo do caso. Esse procedimento ocorre em substituição à rotina de excisão e estoma definitivo. As operações de reservatório ileal pélvico, ileostomia continente e implante de esfíncteres anais artificiais tem sido realizada com mais frequencias . Porem, essas cirurgias representam opções desejáveis mas não realizáveis para uma significativa parcela dos doentes para [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Conceito de colostomia. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-Colostomia/715034.html

MLA

"Conceito de colostomia" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-Colostomia/715034.html>.

MLA 7

"Conceito de colostomia." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-Colostomia/715034.html>.

CHICAGO

"Conceito de colostomia." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-Colostomia/715034.html.