Conceito de ciencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Conceito de Ciência

Ciência (do Latim scientia, significa "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática.Num sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa
A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimentohumano de como a realidade funciona.
Um conceito abrangente de ciência é dado por Ander-Egg, em sua obra "Introducción a las técnicas de investigación social" (1978:15):
“A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metódicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referencia a um objeto da mesma natureza.”
• Conhecimento racional, isto é, que temexigências de método e está constituído por uma série de elementos básicos, tais como sistema conceitual, hipóteses, definições; diferencia-se das sensações ou imagens que se refletem em um estado de ânimo, como o conhecimento poético, e da compreensão imediata, sem que se busquem os fundamentos, como é o caso do conhecimento intuitivo
• Certo ou provável, já que não se pode atribuir à ciência a certezaindiscutível de todo saber que a compõe. Ao lado dos conhecimentos certos, é grande a quantidade de prováveis. Antes de tudo, toda lei indutiva é meramente provável, por mais elevada que seja sua probabilidade
• Obtidos metodicamente, pois não se os adquire ao acaso ou na vida cotidiana, mas mediante regras lógicas e procedimentos técnicos
• Sistematizados, isto é, não se trata de conhecimentosdispersos e desconexos, mas de um saber ordenado logicamente, constituindo um sistema de idéias (teoria).
• Verificáveis, pelo fato de que as afirmações, que não podem ser comprovadas ou que não passam pelo exame da experiência, não fazem parte do âmbito da ciência, que necessita, para incorporá-las, de afirmações comprovadas pela observação.
• Relativos a objetos de uma mesma natureza, ou seja,objetos pertencentes a determinada realidade, que guardam entre si certos caracteres de homogeneidade.
O que impulsiona o homem em direção à ciência é a necessidade de compreender a cadeia de relações que se esconde por trás das aparências sensíveis dos objetos, fatos ou fenômenos, captadas pela percepção sensorial e analisadas de forma superficial, subjetiva e crítica pelo senso comum. O homemquer ir além dessa forma de ver a realidade imediatamente percebida e descobrir os princípios explicativos que servem de base para a compreensão da organização, classificação e ordenação da natureza em que está inserido.

Através desses princípios, a realidade passa a ser percebida pelos olhos da ciência não de uma forma desordenada, esfacelada, fragmentada, como ocorre na visão subjetiva e acrítica do senso comum, mas sob o enfoque de um critério orientador, de um princípio explicativo que esclarece e proporciona a compreensão do tipo de relação que se estabelece entre os fatos, coisas e fenômenos, unificando a visão de mundo.(Köche, 1997)

CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS
As diferentes classificações. — Os filósofos de há muito procuram classificar racionalmente as ciências. Umatal classificação teria, com efeito, a vantagem de dar uma espécie de quadro ordenado de todo o real. Os principais ensaios de classificação são os seguintes:
a) Classificação de Aristóteles. Aristóteles distribui as diversas ciências em teórica (Física, Matemática, Metafísica) e praticas (Lógica e Moral).
b) Classificação de Bacon. Bacon divide as ciências segundo as faculdades que elasfazem intervir: ciências de memória (história), de imaginação (poesia), de razão (filosofia).
c) Classificação de Ampère. Ampère classifica as ciências em cosmológicas (ou ciências da natureza) e noológicas (ou ciências do espírito).
d) Classificação de Augusto Comte. As classificações precedentes não são rigorosas, porque as divisões que propõem não são irredutíveis (15). A...
tracking img