Conceito de biotecnologia e suas contribuições

Páginas: 2 (312 palavras) Publicado: 14 de abril de 2011
Biotecnologia é tecnologia baseada na biologia, especialmente quando usada na agricultura, ciência dos alimentos e medicina. A definição ampla de biotecnologia é o uso de organismos vivos ou partedeles, para a produção de bens e serviços. Nesta definição se enquadram um conjunto de atividades que o homem vem desenvolvendo há milhares de anos, como a produção de alimentos fermentados (pão, vinho,iogurte, cerveja, e outros). Por outro lado a biotecnologia moderna se considera aquela que faz uso da informação genética, incorporando técnicas de DNA recombinante.
A biotecnologia combinadisciplinas tais como genética, biologia molecular, bioquímica, embriologia e biologia celular, com a engenharia química, tecnologia da informação, robótica, bioética e o biodireito, entre outras.Assim, é biotecnologia o conjunto de técnicas que permite à Indústria Farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos que serão comprados na Farmácia. Como é biotecnologia o saber quepermite cultivar células de morango para a obtenção de mudas comerciais. E também é biotecnologia o processo que permite o tratamento de despejos sanitários pela ação de microorganismos em fossassépticas.
A biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento que incluem a ciência básica (Biologia Molecular, Microbiologia, Biologia celular, Genética, Genômica, Embriologia etc.), a ciênciaaplicada (Técnicas imunológicas, químicas e bioquímicas) e outras tecnologias (Informática, Robótica e Controle de processos).
A Engenharia Genética ocupa um lugar de destaque como tecnologia inovadora,seja porque permite substituir métodos tradicionais de produção (Hormônio de crescimento, Insulina), seja porque permite obter produtos inteiramente novos (Organismos transgênicos).
A Biotecnologiatransforma nossa vida cotidiana. O seu impacto atinge vários setores produtivos, oferecendo novas oportunidades de emprego e inversões.
Hoje contamos com plantas resistentes a doenças, plásticos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceito de biotecnologia
  • Conceitos e contribuições e pressupostos
  • Contribuições para o conceito de opinião pública
  • Conceitos e contribuições e pressupostos
  • Conceitos, contribuições e pressupostos sobre Ludicidade
  • 1.1 O CONCEITO DE TRIBUTO E A NATUREZA JURÍDICA DAS CONTRIBUIÇÕES
  • Discutir entre os colegas os conceitos de “tributo” e a natureza jurídica das contribuições
  • Contribuições do Conceito Sensemaking para a Pesquisa em Relações Públicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!