Conceito de artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A definição original e abrangente de arte (do latin ars, significando técnica ou habilidade) é o produto ou processo em que conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades. Esse é osentido usado em termos com “artes marciais”. No sentido moderno, também podemos incluir o termo arte como a atividade artística ou o produto da atividade artística. O que poderia ser o produto final damanipulação humana sobre uma matéria-prima qualquer.

Ernst Gombrich, famoso historiador de arte, afirmou que:

nada existe realmente a que se possa dar o nome de Arte. Existem somente artistas (AHistória da Arte, LTC ed.).

Arte é um fenômeno cultural. Regras absolutas sobre arte não sobrevivem ao tempo, mas em cada época, diferentes grupos (ou cada indivíduo) escolhem como devemcompreender esse fenômeno.

Arte pode ser sinônimo de beleza, ou de uma Beleza transcendente. Dessa forma, o termo passa a ter um caráter subjetivo, qualquer coisa pode ser chamada de Arte, desde que alguém aconsidere assim, não precisando ser limitada à produção feita por um artista. Como foi mencionado, a tendência é considerar o termo Arte apenas relacionado, diretamente, à produção das artesplásticas.

Os historiadores de arte buscam determinar os períodos que empregam certo estilo estético por 'movimentos artísticos'. A arte registra as idéias e os ideais das culturas e etnias, sendo assim,importante para a compreensão da história do Homem e do mundo.

Formas artísticas podem extrapolar a realidade, exagerar coisas aceitas ou simplesmente criando novas formas de se perceber a realidadeEm algumas sociedades, as pessoas consideram que a arte pertence à pessoa que a criou. Geralmente pensam que o artista usou o seu talento intrínseco na sua criação. Essa visão (geralmente da maiorparte da cultura ocidental) reza que um trabalho artístico é propriedade do artista. Outra maneira de se pensar sobre talento é como se fosse um dom individual do artista. Os povos judeus, cristãos e...
tracking img