Conceito de analise de valor agregado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Análise de Valor Agregado é uma técnica para controle de projetos que integra custos, prazos e progresso físico. Seu conceito básico é a avaliação sobre o que foi obtido (valor agregado) em relação ao que foi realmente gasto e ao que se planejava gastar.
O gerenciamento de projetos lida com as três características de projetos: escopo, prazo e custo. A análise de valor agregado provê métricaspara comparar o que foi planejado com o trabalho completo dentro desses parâmetros, conforme ilustra a tabela abaixo. Enquanto a análise de valor agregado estabelece requisitos de comunicação do andamento do projeto bastante precisos, ela não descreve como os projetos devem ser gerenciados permitindo flexibilidade no uso de uma grande variedade de técnicas gerenciais.
Os conceitos de análise devalor agregado são apresentados pelo PMI por meio de seu compêndio de boas práticas de gerenciamento de projetos: o PMBOK. Tais conceitos concentram-se na disciplina de gerenciamento de custos do projeto, e compõem uma ferramenta de controle, análise e medida de desempenho do projeto.
A análise de valor agregado traz um conjunto de indicadores que podem ser utilizados para verificações no projeto.Cada indicador atende a uma questão específica sobre o projeto analisado. São elas:
1. O cronograma está em dia? A resposta a essa pergunta mostra a SV ou Scheduled Variance - Variação de Cronograma.
2. O tempo está sendo utilizado de forma eficiente? A resposta a essa pergunta mostra o SPI ou Schedule Performance Index - Índice de Desempenho do Cronograma.
3. Qual o valor estimado dotrabalho que, segundo o planejamento, deveria estar pronto até o momento? A resposta a essa pergunta mostra o PV ou Planned Value - Valor Planejado.
4. O projeto está acima ou abaixo do orçamento previsto? A resposta a essa pergunta mostra a CV ou Cost Variance - Variação do Custo.
5. Qual o valor estimado do trabalho que foi realizado até o momento? A resposta a essa pergunta mostra o EVou Earned Value - Valor Agregado.
6. Considerando as atividades do projeto, quanto o trabalho restante deve custar? A resposta a essa pergunta mostra a ETC ou Estimate to Complete - estimativa para completar.
7. Quanto o projeto inteiro deve custar? A resposta a essa pergunta mostra a EAC ou Estimate at Completion - Estimativa ao Completar.
8. Ao término do projeto, o custo estaráacima ou abaixo do orçamento? A resposta a essa pergunta mostra a VAC ou Variance at Completion - Variação ao Completar.
9. Qual o custo real despendido no projeto até o momento? A resposta a essa pergunta mostra o AC ou Actual Cost - Custo Real.
10. Qual era o orçamento estimado para o projeto inteiro? A resposta a essa pergunta mostra o BAC ou Budget at Completion - Orçamento ao Completar.11. O dinheiro está sendo utilizado de forma eficiente? A resposta a essa pergunta mostra o CPI ou Cost Performance Index - Índice de Desempenho do Custo.
Elementos da análise de valor agregado
Valor Planejado
O Valor Planejado (Planned Value) descreve o montante financeiro que o projeto, de acordo com o planejamento, deveria ter consumido até um dado ponto do cronograma. Dessa forma,tomando-se como base uma data qualquer do cronograma, a somatória dos valores planejados para cada atividade que deveria estar concluída (total ou parcialmente) representa o PV do projeto.
Isso significa que, mesmo que a tarefa ainda não esteja completa ou sequer iniciada, o valor planejado considera o valor do percentual de conclusão que havia sido previsto.
Estabelece também a linha de base contra aqual o progresso real do projeto é medido. Uma vez definida, essa linha de base somente poderá ser alterada para refletir mudanças em escopo e custo negociadas com o cliente em função de necessidades do negócio.
O Valor Planejado também é conhecido como Valor Orçado do Trabalho Agendado (BCWS - Budgeted Cost of Work Scheduled) e é geralmente mostrado em um gráfico que mostra de forma cumulativa...
tracking img