Conceito de administração da produção e jit

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

Administração de Produção (AP) é o projeto, a operação e a melhoria dos sistemas que criam e distribuem os principais produtos e serviços de uma empresa.Assim como o marketing e as finanças, a AP é uma área funcional da empresa com responsabilidade claras de administração da produção é freqüentemente confundida com a pesquisa de operações e ciênciaadministrativa e com a engenharia industrial. A diferença essencial é que a AP é uma área da administração, ao passo que PP/CA é a aplicação de métodos quantitativos para a tomada de decisões em todas as áreas, e a engenharia industrial é uma disciplina da engenharia. Assim sendo, embora os gerentes de produção utilizem as ferramentas de tomadas de decisões da PP/CA e estejam preocupados com muitas dasmesmas questões que a EI, a função administrativa distinta da AP a diferencia das outras disciplinas.
A AP se preocupa com a administração de todo no sistema que produza um bem ou distribua um produto. Produzir um produto, como o celular , ou fornecer serviço, como a conta do celular, envolve uma série complexa de processo de transformação. Muitas transformações ocorrerão para realmente produziros telefones e fazer com que eles cheguem aos consumidores. Por exemplo , os fornecedores compram a matéria prima e produzem peças para celulares. A manufatura pega as peças e monta vários modelos de aparelhos. Os pedidos são recebidos pela internet oriundo dos sites dos distribuidores, revendedores e depósitos ao redor do mundo. Os varejistas locais trabalham diferentemente com os consumidores noestabelecimento e a administração das contas dos celulares. A AP se preocupa com a administração mais eficaz possível de todos esses processos individuais.
Dentro das funções de operação, as decisões administrativas podem ser divididas em três áreas amplas:
Decisões estratégicas (longo prazo)
Decisões táticas (médio prazo)
Decisões de planejamento e controle operacional (curto prazo)
Asquestões estratégicas geralmente são amplas, endereçando perguntas tais como: Como iremos fazer o produto? Onde colocaremos a fábrica? De quanta capacidade precisamos? Quando deveremos acrescentar mais capacidade? Desse modo, por necessidade, o período de tempo para as decisões estratégicas é normalmente longo – geralmente vários anos ou mais, dependendo da indústria.
As decisões da administração daprodução em nível estratégico causam mais impacto na eficácia de longo alcance da empresa em termos de como esta pode endereçar as necessidades de seus clientes. Assim, para que a empresa tenha sucesso, essas decisões precisam estar alinhadas com a estratégia corporativa. As decisões tomadas no nível estratégico passam a ser as condições fixadas ou restrições operacionais sob as quais a empresaprecisa operar no médio e curto prazo.
No próximo nível no processo de tomada de decisões, o planejamento tático endereça principalmente quão eficiente programar os materiais e a mão-de-obra dentro das restrições das decisões estratégicas realizadas anteriormente. As questões sobre as quais a AP se concentra neste nível incluem: de quantos operário precisamos? Quando precisamos deles? Devemostrabalhar horas extras ou adicionar um segundo turno? Quando o material deveria ser entregue? Devemos ter estoque do produto acabado? Essas questões táticas, por sua vez, passam a ser as restrições operacionais sob as quais as decisões de planejamento e controle operacional são realizadas.
Em comparação, as decisões administrativas a respeito do planejamento e controle operacional são estreitas e decurto prazo. As questões neste nível incluem: em que atividades trabalhar hoje ou nesta semana? A quem atribuíramos quais tarefas? Quais atividades têm prioridade?

CONCEITO DE JUST IN TIME
O JIT são as iniciais de Just-In-Time/Total Quality Control, um método para gestão da produção. Como se pode perceber pela designação o controlo da produção é feito enquanto o bem é produzido, e não no fim....
tracking img