Conceito de adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos de competência
* Competências formam um “conjunto de saberes, praticas e comportamentos e tipos de raciocínio, que se pode acessar em um novo aprendizado”(Montmollin, 1974)
* Competências formam um “conjunto de conhecimentos, capacidades de ação e comportamentos estruturados ou colocados em disponibilidade em função de um objetivo ou meta, na busca de resultados”(Gilbert eParlier, 1991)
* Competências formam um “conjunto de elementos heterogêneos que estão em interação dinâmica. Estes elementos são: os saberes(conhecimentos), o saber fazer (habilidades), os comportamentos (atitudes), as faculdades cognitivas e as qualidades pessoais”(Valerie Marbach, 1998)
* Uma empresa detém competências essenciais quando sabe fazer melhor do que os concorrentes. Ascompetências essenciais tornam a empresa altamente competitiva e diferenciada em relação à outra.
* Para ser competitiva a empresa deve ter competências suficientes para extrair o máximo de seus recursos e com um mínimo de custos e de esforços, agregar valor e entregar ao cliente um produto ou serviço altamente diferenciado e atrativo.
* O retorno de investimento feito em recursos passanecessariamente pelas competências.
Competências essenciais
* As competências essenciais produzem indicadores de desempenho que fazem a empresa se diferenciar e se destacar das outras, tais quais:
1. Oferecem de forma perceptível um diferencial sobre os concorrentes.
2. Ganham conhecimento de sua excelência.
3. Agregam valor aos clientes
4. Alcançam estabilidade na sua posição de mercado.5. Conseguem envolvimento e engajamento de seu colaboradores no seu desenvolvimento
6. Seus processos internos são integrados e altamente eficazes
* Hamel introduziu o conceito de competências essenciais ao discutir a competitividade organizacional. As competências essenciais de uma empresa apresentam quatro características básicas:
1. Proporcionam uma forte vantagem competitivapara o negocio da empresa.
2. São indispensáveis para o sucesso da empresa. Constituem fatores críticos de sucesso empresarial. Um fator critico é aquele sem o qual o sucesso não acontece.
3. São singulares, específicas e própria da empresa. Definem aquilo que a empresa sabe fazer de melhor do que as outras. Em outras palavras, caracterizam a empresa.
4. São de difícil imitação pelasdemais empresas. Sua complexidade decorre do fato de que são criadas, desenvolvidas, integradas e articuladas de uma maneira que dificilmente que as outras podem copiar e imitar.
* Quando uma competência atende diretamente um stakeholders, o impacto de manifesta em três aspectos competitivos.
1. Valor percebido: constituem o valor do produto ou serviço, ou seja, o que o comprador estárealmente pagando, quanto ele está disposto a pagar mais para ter acesso aos benefícios.
2. Diferenciação dos concorrentes: permite que a empresa se distancie ou se diferencie dos competidores. É o caso das marcas da tradição, dos serviços adicionais.
3. Capacidade de expansão: a competência essencial permite que a empresa ingresse em novos segmentos de produtos ou serviços.
Competênciasfuncionais
* São competências relacionadas com cada área de atividade da empresa. Cada unidade organizacional – divisão ou departamento, seção unidade estratégica de negócios deve compor a reunião integrada de competências funcionais.
* Assim o marketing deve envolver competências funcionais com o relacionamento com o cliente, promoção, propaganda, gerenciamento do produto/serviço etc.
* Aárea financeira deve envolver competências funcionais relacionadas com a maneira de ou aplicar recursos financeiros no mercado.
Quais as competências funcionais mais importantes?
* Se a empresa exibir competências funcionais em marketing, por exemplo, ela estará apta a conquistar e reter clientes. A fidelização de clientes é uma necessidade, não só de manter o cliente mas de conquistar...
tracking img