O conceito de ação social

Weber definia a Sociologia corno "urna ciência voltada para a compreensão interpretativa da ação social e, por essa via, para sua explicação causal no seu transcurso e nos seus efeitos". Desse modo, o pensador alemão introduziu um novo ponto de partida para a Sociologia, um novo conceitosociológico, diverso da noção de fato social tal corno foi proposta por Durkheim. Esse ponto de partida é a ação social dos indivíduos.
Por ação social Weber entendia urna moda¬lidade de conduta dotada de sentido e voltada para a ação de outras pessoas. Nem toda espécie de ação, dizia ele, constitui urna ação social. Por exemplo, não hácontato social no fato de duas pessoas se cruzarem em urna rua. Nesse tipo de encontro casual não há propriamente ação social. Haveria apenas no caso de essas pessoas se cum¬primentarem, ou de conversarem, ou de entrarem em conflito, ou ainda no caso de ambas praticarem qualquer ato com significado próprio voltado para urna terceirapessoa. São ações sociais, por exemplo, um jogo de futebol, o contato amoroso entre duas pessoas, urna greve de trabalhadores, urna aula, um ato religioso, etc.
Um desdobramento do conceito de ação social é o de relação social. Ele diz respeito a ações de diversas pessoas, ou agentes, dotadas de sentidos mutuamenterelacionados. Nesse caso, a conduta dos agentes se orienta para sentidos compartilhados por todos. Por exemplo, as ações praticadas por pessoas no interior de urna família constituem urna relação social, pois há um significado coletivo compartilhado por todos os membros da família. Esse significado orienta a ação de cada pessoa dessa famílialevando-a a cultivar certos valores aceitos por todos, corno o respeito pelos pais, o afeto comum, o usufruto de bens corno a casa onde moram, de seus uten¬sílios, etc.
A explicação sociológica em Weber - afirmam Maria Ligia Barbosa e Tania Quintaneiro em Um to¬ que de clássicos - busca compreender e interpretar o sentido, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 10). CONCEITO DE AÇAO SOCIAL. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-A%C3%A7ao-Social/39277063.html

MLA

"CONCEITO DE AÇAO SOCIAL" TrabalhosFeitos.com. 10 2013. 2013. 10 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-A%C3%A7ao-Social/39277063.html>.

MLA 7

"CONCEITO DE AÇAO SOCIAL." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2013. Web. 10 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-A%C3%A7ao-Social/39277063.html>.

CHICAGO

"CONCEITO DE AÇAO SOCIAL." TrabalhosFeitos.com. 10, 2013. Acessado 10, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-A%C3%A7ao-Social/39277063.html.