Conceito de ética e moral

CONCEITO DE ÉTICA E MORAL
Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.

Ética é definida por Motta como um "conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, igualmente, o bem-estar social", ou seja, Ética éa forma que o homem deve se comportar no seu meio social.


O HOMEM EM SOCIEDADE

Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apoiar a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal desteplaneta. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.

A SOCIEDADE E A ÉTICA

Toda conduta social é instituída por valores morais diferentes, mas a conduta correta é imposta a todos sem distinção. Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir daí reproduzimos valores impostos pela sociedade. Desta forma, somos “programados” para agir conforme regras impostas,recompensados quando seguimos as regras e punidos quando as transgredimos.
Ética e moral devem andar lado a lado com a liberdade, mas esta liberdade tem alguma limitações que a própria Lei Natural impõe ao ser humano. Esta liberdade parte do princípio do respeito aos direitos alheios.Entretanto, na vida prática não existe o respeito ao homem em si, o que existe na consciência humana é orespeito a si mesmo, a busca constante para si próprio.
Ultimamente a ética e a moral estão sendo relegadas por certas classes sociais e políticas, muitos valores estão sendo quebrados em prol do individualismo. O bem comum deu lugar ao “cada um por si” e com isso ética e moral vêm perdendo o sentido.
Ao longo dos tempos o real significado da palavra liberdade deixou de existir, muitas atitudesmodernas têm trazido uma revolução aos princípios éticos e morais de nossa sociedade. O exemplo de liberdade transmitido de geração a geração está sendo ameaçado pelo falso modernismo.
CONDUTA HUMANA
A ação humana é um comportamento do ser que reflete à sociedade. Comportamentos tais como positivos (trabalhar, elogiar) ou negativos (roubar, ofender), independentemente de qual a maneira que venha aexpressar tal ação, esta por fim terá uma repercussão para sociedade, criando assim uma ética nesse grupo social, tendo em vista que ações individuais aglomeradas tornar-se-ão ações homogêneas, ou seja, são ações praticadas por um individuo de forma suscetíveis, praticadas com habitualidade tornando assim como uma referência para aquele determinado grupo social, que na qual passam também a aderir.A ETICA E AS LEIS DA SOCIEDADE
Modernamente, a maioria das profissões têm o seu próprio código de ética profissional, que é um conjunto de normas de cumprimento obrigatório, derivadas da ética, frequentemente incorporados à lei pública. Nesses casos, os princípios éticos passam a ter força de lei; note-se que, mesmo nos casos em que esses códigos não estão incorporados à lei, seu estudo tem altaprobabilidade de exercer influência, por exemplo, em julgamentos nos quais se discutam fatos relativos à conduta profissional. Ademais, o seu não cumprimento pode resultar em sanções executadas pela sociedade profissional, como censura pública e suspensão temporária ou definitiva do direito de exercer a profissão.

A ÉTICA E A FILOSOFIA
Porém, com a crescente profissionalização eespecialização do conhecimento que se seguiu à revolução industrial, a maioria dos campos que eram objeto de estudo da filosofia, particularmente da ética, foram estabelecidos como disciplinas científicas independentes. Assim, é comum que atualmente a ética seja definida como "a área da filosofia que se ocupa do estudo das normas morais nas sociedades humanas" e busca explicar e justificar os costumes de um...
tracking img