Conceito cmmi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A adoção da metodologia CMMI como ferramenta no gerenciamento de projetos de Software é muito comentada e requisitada.

CMMI é uma metodologia criada pela SEI (Software Engineering Institute) para ser um guia destinado a melhorar os processos organizacionais e a habilidade desses em gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços. O CMMI organiza aspráticas, que já são consideradas efetivas, em uma estrutura que visa auxiliar a organização a estabelecer prioridades para melhoria e também fornece um guia para a implementação dessas melhorias.

O primeiro passo a ser dado é a identificação, por meio de um método definido pelo SEI ((SCAMPI – SEI Members of the Assessment Method Integrated Team, 2001) e conduzido por um avaliadorcredenciado, do estágio em que a empresa se encontra no presente; uma vez que este denota um nível de maturidade a ser alcançado pelas empresas, visando ajudá-las no desenvolvimento e manutenção dos projetos de software, como também melhorar a capacidade de seus processos.

Após a verificação do estágio da empresa, verifica-se qual a próxima etapa a ser alcançada e quais as competências que devem seradquiridas neste processo. Esta fase é importante, pois permite alcançar o sucesso e, conseqüentemente, melhoria na qualidade dos serviços e produtos fornecidos pela área de tecnologia da Empresa.

O CMMI está dividido em cinco estágios:

1. Realização – Estágio inicial

2. Gerenciado – Gerenciamento de requisitos, planejamento de projeto, monitoramento e controle de projeto, gerenciamento defornecedores, medição e análise, garantia da qualidade do processo e do produto, gerenciamento de configuração;

3. Definido – Desenvolvimento de requisitos, solução técnica, integração do produto, verificação e validação, foco no processo organizacional, definição do processo organizacional, treinamento organizacional, gerenciamento de riscos, gerenciamento integrado do projeto, análise dadecisão e resolução;

4. Quantitativamente – Gerenciamento quantitativo do projeto, performance do processo organizacional;

5. Otimização – Análise causal e resolução, inovação organizacional e implantação.

A tendência atual é de que o modelo CMM seja substituído gradativamente pelo CMMI.



1 CONSIDERAÇÕES SOBRE O cmm

1.1 Conceito de CMM

O conceito de CMM abrange osmodelos/padrões para desenvolvimento de software, engenharia de sistemas, aquisição de software e recursos humanos. O modelo foi criado pelo Software Engineering Institute (SEI) da Universidade de Carnegie Mellon (SEI/CMU), Estados Unidos. Atualmente é utilizado em mais de 45 países. Através da certificação nesse modelo, as empresas têm o reconhecimento internacional da maturidade de seus processos deprodução de software.

Capability model maturity é um modelo de referência para práticas maduras usando para melhorar a capacidade de uma equipe no desempenho de uma determinada disciplina.

CMM’s diferem-se por:

- Disciplina (e.g., software engineering, system engineering);

- Strutura (e.g., staged, continuous);

- Definição de maturidade (i.e., process improvement path).



O CMMrefere-se aos processos básicos necessários para o gerenciamento efetivo de software. Tanto o desenvolvimento quanto a manutenção de software são cobertos.

No nosso País, não existem auditores certificados pelo SEI. As empresas que necessitarem de certificação formal no CMM normalmente traz dos EUA um Lead Assessor Certificado.

1.2 Origem do CMM

O CMM teve origem durante na década de1980 como um modelo para avaliação de risco na contratação de empresas de software pela Força Aérea Norte-Americana, que desejava ser capaz de avaliar os processos de desenvolvimento utilizados pelas empresas que concorriam em licitações, como indicação da previsibilidade da qualidade, custos e prazos nos projetos contratados.

Para desenvolver este modelo, a Força Aérea constituiu, junto à...
tracking img