Conceito básico de balanço financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO – CATÓLICA DE SANTA CATARINA
ADMINISTRAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR E MARKETING

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

PROFESSOR: CLAUDIO SERGIO MOREIRA

GIZELE WEBER

MORGANA ANTONIAWICZ COUTINHO
THAISA MONTECINO

CONCEITOS BÁSICOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

JARAGUÁ DO SUL
2011

1 INTRODUÇÃO

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Logo a baixo está o resultado das pesquisasrealizadas sobre os conceitos básicos da administração financeira, onde foi buscado por informações a respeito de analises financeiras para serem realizadas pela empresa.

2.1 BALANÇO PATRIMONIAL

Segundo Ribeiro, o Balanço Patrimonial é a demonstração financeira que evidencia resumidamente o patrimônio da entidade, quantitativa e qualitativamente. O balanço é considerado uma das principaisferramentas para realizar uma analise financeira, pois apresenta as aplicações feitas pela empresa em um determinado período e mostra também as origens financeiras para essas aplicações.
O balanço patrimonial é separado primeiramente entre ativo, passivo. Ativo são os bens e direitos da empresa, elementos positivos e o passivo são as obrigações, elementos negativos. Dentro do passivo estáas contas do patrimônio liquido que são as dividas da organização para com seus proprietários.
No ativo as contas deveram estar em ordem decrescente do grau de liquidez, isto é na possibilidade de componentes se transformarem ou se realizarem em dinheiro. As contas caixa e banco são as que possuem liquidez imediata, que por isso são as primeiras que aparecem no ativo.
No passivoestão às contas que representam as obrigações da empresa para terceiros e obrigações da empresa para os proprietários (patrimônio liquido). Essa classificação obedece à ordem crescente dos graus de exigibilidades. No passivo circulante representa o período do exercício analisado (normalmente um ano) e o passivo exigível a longo prazo são as que continuam após o período do termino do exercício.
Opatrimônio liquido é dividido da seguinte forma: capital social, reservas e lucros ou prejuízos acumulados. Essas são as principais contas o capital social, que a parte destinada aos sócios da empresa, reservas da organização para investimentos ou para outros fins e o lucro/prejuízo acumulados, decorrentes da demonstração do resultado do exercício anterior.

Estrutura do balanço patrimonial[pic]
Fonte: Estrutura e analise de balanços, ed 5, pg. 43

2.2 DEMONSTRAÇÕES DO RESULTADO DO EXERCICIO

Segundo Neto, Demonstrações do resultado do exercício ou DRE tem como finalidade exclusivamente apurar o lucro ou o prejuízo do exercício, depois o resultado é transferido para lucros ou prejuízos acumulados, na conta do patrimônio liquido.
Na sua estrutura apresentam às contas dereceitas, as despesas, as deduções, os abatimentos, os ganhos, os gastos, os custos entre outros, essas contas são mostradas independente de seus pagamentos e recebimentos.
Os dados necessários para sua elaboração são encontrados no Livro Razão da empresa. No momento que a demonstração é elaborada as contas que são utilizadas já esta com os saldos devidamente encerrados.

Estrutura daDemonstração do Resultado de Exercício (DRE)
[pic]
Fonte: Estrutura e analise de balanços, ed 5, pg. 65

2.3 ANÁLISE VERTICAL E ANÁLISE HORIZONTAL

A análise vertical e a análise horizontal devem ser utilizadas conjuntamente, pois servem para complementar a analise quociente. A análise quociente apresenta dados resultantes da comparação com itens ou grupos da Demonstração do Resultadodo Exercício e do Balanço Patrimonial.
As análises verticais e horizontais são mais detalhadas envolvendo todo balanço patrimonial onde se podem revelar as falhas responsáveis pela situação de anomalia da empresa.

2.3.1 Análise Vertical

“A análise vertical, também denominada por alguns analistas, análise por coeficientes, é aquela através da qual se compara cada um dos elementos do...
tracking img