Conceito 7 r's

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito 7 R´s

Muitas pessoas já conhecem o conceito dos 3 R´s, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. No Brasil, a discussão em torno da minimização de resíduos tomou impulso com a Agenda 21, documentoque representa o acordo entre as nações para melhorar a qualidade de vida no planeta, elaborada durante a Conferência Rio-92. Seu capítulo sobre Manejo Ambientalmente Saudável dos Resíduos Sólidosafirma que a melhor maneira de combater o problema do lixo é modificar os modelos de consumo. Com o passar do tempo, outras palavras que começam com o “R” e que representam a Política da Sustentabilidadeforam surgindo e difundidas de tal forma que hoje já se falam em 7 R’s, Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reparar, Reciclar, Recusar e Reintegrar.

Mas você sabe o que cada um deles significa?Repensar

Antes de qualquer coisa, analisa calmamente aquilo que você "acha" que precisa. Você verá que nem tudo é realmente necessário e que é possível cortar do dia a dia algumas coisas que hojeparecem fundamentais. Esse conceito é a base do consumo sustentável e visa fazer com que o consumidor tenha a certeza de estar adquirindo algo não pelo apelo midiático ou por influencias externas, e simpor necessidade.

Reduzir

Mas se você realmente precisa daquilo, adquira-o da melhor forma possível, ou seja, reduzindo ao máximo o consumo e restringindo-se ao necessário. Assim, quando forcomprar alguma coisa, pense em como reduzir a quantidade de lixo que será gerado com aquilo e evite esbanjamentos. Se você mora sozinho, por exemplo, não precisa comprar uma quantidade grande de comidasperecíveis, já que as chances de elas ficarem ruins e acabarem no lixo são grandes. Ou ainda se for organizar a festinha de aniversário do seu filho e convidou 50 amiguinhos, para que comprar umaembalagem de talheres com 200 unidades?

Reutilizar

E se não for possível consertar, tente reutilizar. Um objeto pode ganhar funções totalmente diferentes da original e ainda continuar muito eficiente...
tracking img