Conatbilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


Sou aluno do 12º ano do curso Técnico de Gestão Autárquica e escolhi este curso por se basear em grande parte na área de Direito, Gestão e Contabilidade, pois é meu objectivo tirar um curso superior dentro desta área, que muito me interessa.
Neste ano, por ser o último, vou realizar uma Prova de Aptidão Profissional (P.A.P.), que consiste na aplicação dosconhecimentos adquiridos durante os três anos de formação, analisando e elaborando um trabalho cujo tema esteja relacionado com o curso.
O tema que vou aprofundar é “Contabilidade de Custos” das Autarquias Locais. Com a introdução do Plano de Contabilidade das Autarquias Locais (POCAL), houve uma grande revolução na contabilidade destas entidades. Este plano prevê três tipos de contabilidade:patrimonial, orçamental e contabilidade de custos.
Optei pela contabilidade de custos por ser um assunto que desperta o meu interesse e por ser uma área em forte expansão, visto estar a ser implementada nas autarquias locais, já que para estas é importante determinar quais os gastos de cada secção, cada serviço, cada função e mesmo cada actividade por ela desenvolvida. São muitas as Autarquiasque ainda não utilizam este sistema contabilístico, por isso pretendo elaborar e desenvolver uma parte prática, que consiste na explicação da implementação deste sistema numa Autarquia específica.
Por outro lado, tenciono aplicar os conhecimentos específicos do POCAL, aprendidos durante a formação escolar, pois poderão ser uma mais valia para a minha vida profissional futura.
Espero,ao longo deste ano lectivo, desenvolver este trabalho com, a máxima dedicação para atingir com sucesso as metas que defini.










1.1. Objectivos:

Para a concretização deste trabalho elaborei uma lista de objectivos, que são os seguintes:
• Abordar a administração local;
• Enumerar as principais alterações contabilísticas com a introdução do POCAL e osseus objectivos;
• Dar a conhecer o sistema da contabilidade de custos;
• Explicar os diferentes sistemas de custeio;
• Caracterizar o sistema Activity Based Costing (ABC);
• Apresentar uma proposta de um plano de contas;
• Mostrar a relação entre as contas da classe 9 com as da contabilidade patrimonial;
• Elaborar mapas obrigatórios aemitir pela contabilidade de custos;
• Demonstrar a implementação da contabilidade de custos numa Câmara Municipal da região.



















2. DESENVOLVIMENTO


O presente sistema de contabilidade de custos é todo ele inovador para as autarquias locais, pois comporta um conjunto de cálculos, mapas, que poderão apoiar a gestão da Autarquia na tomada dedecisão.
Neste trabalho vou abordar a Administração Local, que é o conjunto das Autarquias Locais e tem como objectivo satisfazer as necessidades colectivas das populações respectivas. As Autarquias Locais são pessoas colectivas territoriais e existem várias categorias: freguesias, municípios e regiões administrativas. O município é representado pela Assembleia Municipal, que é o órgãodeliberativo, e pela Câmara Municipal, que é o órgão executivo municipal. Este aplica as orientações definidas pelo órgão deliberativo e encarrega-se da gestão do município. Também referirei os serviços públicos municipais, que visam a satisfação das necessidades individuais dos cidadãos locais.
A contabilidade das Autarquias Locais visa a sua uniformização, normalização e simplificação, de modo aconstituir um instrumento de gestão financeira, permitir o conhecimento completo do valor contabilístico do respectivo património, bem como a apreciação e julgamento do resultado anual da actividade autárquica. A contabilidade das autarquias locais baseia-se no Plano Oficial de Contabilidade Pública (POCP) e é obrigatoriamente aplicável a todos os serviços e organismos da administração central,...
tracking img