Comunismo

1295 palavras 6 páginas
O QUE É COMUNISMO?
SOCIOLOGIA
FÁBIA ALVES

PEDRO GROTTA NETO
LEONARDO FRANCISCHI
MAURÍCIO JUNIOR
EDUARDO BACCI
Nº 28,20, 11,25 / 3° E.M.

2015
3 BIMESTRE
ÍNDICE

1. Introdução 03
2. Desenvolvimento 04
3. Bibliografia 08

INTRODUÇÃO

O comunismo é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral. Como uma ideologia política, o comunismo é geralmente considerado como a etapa final do socialismo, um grupo amplo de filosofias econômicas e políticas que recorrem a vários movimentos políticos e intelectuais com origens nos trabalhos de teóricos da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. Comunismo pode-se dizer que é o contrário do capitalismo, oferecendo uma alternativa para os problemas da economia de mercado capitalista e do legado do imperialismo e do nacionalismo.

KARL MARX
Karl Marx nasceu no dia 14 de marco de 1883 na cidade de Londres, Inglaterra. Marx percebeu que o fruto de seu trabalho era algo que não lhe pertencia, a maioria da população trabalhava, mas eram os donos do capital que se apropriavam do resultado deste trabalho.
Karl defendia que uma nova sociedade deveria surgir, onde todos os homens tivessem oportunidades de exercer plenamente todas as suas potencialidades.
Comunismo para ele era o estagio da sociedade onde não existiriam exploradores e explorados, onde a exploração do homem pelo homem tivesse um fim. O homem a sociedade e a natureza formariam um todo harmônico.
Estas duas classes sempre estão em conflito que faz mover a história, a luta de classes é o motor da história, dizia Marx.
A mais-valia que é base do regime capitalista só se tornou possível em condições históricas determinadas, nas quais uma grande parcela da população só contribui como produto vendável, sua própria forca de trabalho.
Marx determina dois

Relacionados