Comunismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTEIRO

7° - OBJETO DE PESQUISA
Nessa sociedade alem das luta entre classes e a miséria ele percebeu que havia um processo histórico em curso.
Analítico – pretende a ver a realidade como ela é, dissecando-a e reconstruindo-a conceitualmente pata entendê-la.
Normativo – pretende vislumbrar como a realidade deveria ser construindo uma ideia de mundo perfeito onde seria é necessárioagir para transformar a realidade e chegar a essa perfeição.

8° - MILITANTE POLITICO
Através de um partido político, com isso contribuir para realizar mudanças radicais na sociedade.
Nesse sentido ele acreditava que suas ideias levariam ao triunfo
Não havia contradição entre teoria e prática, a possibilidade de uma sociedade melhor no futuro é dada no presente.

9° - AS LEIS DAHISTORIA
A historia do homem se da na relação do homem com a natureza e dos homens entre si em determinada época.

10° - DIVISÃO DO TRABALHO
Forças produtivas- Tecnologias desenvolvidas pela capacidade reflexiva do homem.

ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – Esta organização da produção advém da capacidade humana de racionalizar tarefas no sentido de aumento da produtividade. Ambas, divisão dotrabalho e forças produtivas, ao mesmo tempo determina-se e são determinada uma pela outra.





11°- RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO
HOMENS QUE TRABALHAM PARA OUTROS - NÃO POSSUEM OS MEIOS, isto é, não possui as ferramentas necessárias para exercer o trabalho.
HOMENS QUE NÃO TRABALHAM- POSSUI INSTRUMENTOS OU MEIOS, isto é, não trabalham porque têm ferramentas necessárias para fazer comoque outros trabalhem para si.

12°- MODO DE PRODUÇÃO
Em cada época os existe um conjunto de forças produtivas desenvolvidas, um conjunto instituído de relações sociais de produção, que são modos pelo qual os homens assumem o controle sobre as forças produtivas

13° - TRANSFORMAÇÕES HISTORICAS DESCRITAS POR MARX
modos de produção de diferentes épocas
ESCRAVISTA- opõe escravos esenhores de escravos
FEUDAL- a relação social básica de servidão, que opõe servos de gleba e senhores feudais.
CAPITALISTA- hoje.

14° - LUTA ENTRE CLASSES

15° - CONSCIÊNCIA
Os homens não tem uma consciência real da sua condição de vida e nem da relação material entre eles, os homens criam concepções de como funciona o mundo a partir de sua experiência no modo como as relaçõesaparecem no dia a dia .
Essa representações são apenas aparências o que Marx chama de falsa consciência ou consciência invertida. Não conseguem enxergar as relações que estão de fato submetidos, ficam presos as aparências





16° - ENTENDENDO A FALSA CONSCIÊNCIA
Quando é estabelecido uma determinada forma de divisão de trabalho, quando ela se generaliza dentro de uma sociedade,estabelece o papel de cada individuo dentro do processo produtivo, o individuo já tem nesse papel determinado a forma como ele deve trabalhar e viver.. Tudo isso acontece dentro de uma determinada época da historia. O individuo segue todo esse roteiro sem perceber, sem se dar conta de que o que ele estar fazendo foi determinado por alguém (a classe dominante daquela época, que é o poder político eforma de exploração de trabalho quem uma classe social consegue implantar sobre a outra)

17° - ANALISANDO O CAPITALISMO
E como essa falsa consciência acontece no capitalismo? É o que Marx explica
Existem o proprietários que são os burgueses, e as pessoas que não tem alternativas, que vedem sua força de trabalho em troca de um salário, na cabeça dessas pessoas isso é algo natural, não veem quea intenção a luta histórica de uma classe para ser dominante. E quanto mais a sociedade capistalista se estabiliza mas as pessoas acreditam ser a única possível de existir

18° -DOMINIO DE CLASSES
na concepção de Marx “ler slide” e que essa situação não estar ali porque sempre existiu, mas ela foi criada na luta histórica entre classes sociais e que se essa relação de domínio existe é...
tracking img