Comunicação sexual em scrobipalpula absoluta (traça do tomateiro)

766 palavras 4 páginas
1- Introdução

Para se interagirem com os demais indivíduos de sua espécie ou de outras, os organismos utilizam-se de diversas estratégias de comunicação. Ou seja, o indivíduo é capaz de produzir sinais químicos, visuais e vibracionais, dentre outros para concluir seu próprio desenvolvimento ou da população como um todo.
Entre os insetos, a sinalização química, principalmente pela liberação de odores, é a mais importante. Através desta é possível localizar uma presa, selecionar plantas, escolher locais para oviposição, interagir com indivíduos do sexo oposto nos comportamentos de corte e acasalamento, assim como organizar as atividades sociais, de defesa e demonstrar agressividade por parte do inseto.
Denominados de semioquímicos, essas substâncias que intermedeiam entre espécies podem ser classificadas como aleloquímicos, realizando a comunicação interespecífica, ou feromônios que realizam a comunicação intraespecífica. Estes podem ser classificados como sexuais, onde geralmente as fêmeas liberam compostos voláteis possibilitando a identificação por parte dos machos para a cópula; de alarme, comum em insetos sociais como abelhas, estimulando a defesa ou fuga; de trilha, importante no processo de orientação de formigas auxiliando na coleta de alimentos; de oviposição, que diminuem a competição das larvas de insetos por recursos limitados, impedindo a postura por várias fêmeas no mesmo local; e ainda feromônios de marcação de território, utilizados por formigas cortadeiras para marcação do ninho.
A utilização de Feromônios no controle populacional de insetos, que por seu crescimento exacerbado tornam-se verdadeiras pragas, são de grande interesse econômico, pois através desta atividade é possível reduzir as perdas na produção agrícola assim como reduzir a utilização de pesticidas, aumentando a qualidade dos produtos.

2- Comunicação sexual em Scrobipalpula absoluta (traça do tomateiro) A traça do tomateiro (Scrobipalpula absoluta) apresenta grande

Relacionados