COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA: INFORMATIVO IMPRESSO DO ASSENTAMENTO NOVO HORIZONTE 

2003 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
INSTITUTO DE CULTURA E ARTE ­ ICA
COMUNICAÇÃO SOCIAL
CURSO: JORNALISMO DA TERRA

COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA:
INFORMATIVO IMPRESSO DO ASSENTAMENTO NOVO HORIZONTE

ELIANE DE SOUZA SARAIVA

TURURU­CE 2010

1. Comunicação Comunitária

A imprensa brasileira seria mais democrática e mais comprometida com os verdadeiros interesses do povo se a mídia não estivesse concentrada nas mãos dos grandes controladores do poder econômico e político do país.
Associações comunitárias, ONGs e movimentos sociais tem intensificado a luta pela democratização dos processos comunicacionais que sejam gestados por seus próprios receptores, que assegure ao povo o direito de expressar­se e informar­se acerca dos problemas sociais da comunidade. Cecília Peruzzo explica que
A participação das pessoas na produção e transmissão das mensagens, nos mecanismos de planejamento e na gestão do veículo de comunicação comunitária contribui para que elas se tornem sujeitos, se sintam capazes de fazer aquilo que estão acostumadas a receber pronto, se tornam protagonistas da comunicação e não apenas receptores.
Uma alternativa eficaz aos veículos de comunicação hegemônicos é a criação de rádios comunitárias através da Lei 9.612/98 e do Decreto 2.615/98. No entanto, sabe­se que o Ministério das Comunicações tem fechado inúmeras emissoras de baixa potência que ainda não conseguiram a regulamentação para funcionar.
Outro meio de considerada relevância para consolidar e fomentar a comunicação comunitária é o apoio à criação de jornais comunitários que consigam traduzir para a comunidade os fatos do país e do mundo e, sobretudo, viabilizar a formação política da população local.
2. Jornal Comunitário
Desejando emitir informações locais, socializar os anseios, as conquistas e os ideais do povo, grupos de comunicadores

Relacionados