Comunicação.ato de falar

1236 palavras 5 páginas
Área de Integração

Índice 1-Introdução
2-Diferenças culturais
3-Comunicação: Necessidade de comunicar
4-Comunicação e meio envolvente
5-Processo de comunicação
6-Linguagem e comunicação
7-Argumentar para Quê?
8-Conclusão
9-Netografia

1-Introdução
A palavra comunicação tem origem no termo latino communicare, que significa pôr em comum, estar em relação com os outros, conviver, etc. Deste modo, comunicar implica que os indivíduos em comunicação possuam a mesma linguagem, pois, caso contrário, não se entenderão e não haverá compreensão.
A comunicação é uma condição necessária da vida humana e da ordem social e, desde o início de sua existência, o ser humano está envolvido no complexo processo de aquisição das regras de comunicação que o irão influenciar no seu processo de interação.
Nas sociedades atuais, a comunicação não se realiza apenas face a face – interação indireta. Com efeito, com o desenvolvimento da escrita e das tecnologias de informação – rádio, televisão, comunicação por computador (internet), telefones, etc. – a comunicação deixou de ser prioritariamente face a face para se realizada de uma forma mais distanciada – interação indireta.

2-Diferenças culturais
As diferenças individuais são, sobretudo, de natureza cultural, pois indivíduos que partilhem a mesma cultura, falem a mesma língua, etc., têm mais facilidade em comunicar do que quando não tenham esses elementos em comum.
Na infância e adolescência, os indivíduos aprendem os valores fundamentais e as condutas básicas que lhes permitem comunicar com os outros agentes sociais, ao mesmo tempo que adquirem os primeiros conhecimentos do mundo que os rodeia.

Na comunicação dos indivíduos pertencentes a diferentes culturas podem não falar o mesmo idioma mas poderão ter significados diferentes à comunicação não verbal. São vários os exemplos dessas

Relacionados