Comunicar origem das telecomunicações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Comunicar e a Evolução das Telecomunicações:

Comunicar é uma forma de transmitir ideias e todo o tipo de informações estabelecendo uma ligação de compreensão entre quem emite e quem recebe essa mesma informação. Uma das preocupações do homem, em relação às comunicações, foi quanto às telecomunicações ou comunicações à distância e a rapidez com que estas eram feitas.
Para transmitirinformações à distância, no mais breve espaço de tempo, o homem utilizou desde sempre dois fenómenos naturais: o som e a luz. No entanto, no século XIX, surgiu a necessidade de comunicar a distâncias cada vez maiores, em espaços de tempo cada vez mais reduzidos e com maior precisão. Por exemplo, os primeiros meios que o homem utilizou para comunicar à distância foram através de reflexos da luz do Sol, sinaisde fumo, movimentos com os braços ou outros instrumentos, porém qualquer um desses métodos fica limitado ao alcance visual. Com esta preocupação, surgiu então o aparecimento da telecomunicação, que se trata da transmissão, emissão ou recepção por fio, rádio, meios ópticos ou qualquer outro processo electromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, imagens e sons.
A evolução das comunicações alongas distâncias teve início com a invenção do telégrafo para fins militares, e por sua vez a TSF – telegrafia sem fios em 1896 que foi obra de uma série de inventores, sendo os principais: o italiano Marconi, apoiando-se em experiências do alemão Gustav Hertz (as ondas hertzianas), o russo Aleksandr Popov, inventor da antena, e o francês Edouard Branly. No princípio do século XX, a T.S.F. foiadaptada ao telefone. A rádio tornou-se num meio de comunicação de massa. As informações e os programas de cultura musical estabeleciam novo selos entre os povos. A invenção da célula fotoeléctrica e da válvula electrónica permitiu dar os últimos retoques na televisão, que decompõe a imagem numa série de pontos transmitidos sob a forma de impulso eléctrico.
Com o rápido avanço da ciência, estaevolução verifica-se durante o nosso quotidiano, podendo agora o ser humano usufruir de meios muito mais práticos, rápidos e económicos para comunicar.
Homens que contribuíram para a evolução das comunicações:

As comunicações e as facilidades em comunicar que o Homem tem hoje em dia, devem-se aos trabalhos e experiências realizados por vários homens da ciência.
Entre eles:
* Hans ChristianOersted
* Michael Faraday
* Enrich Rudolf Hertz
* Guglielmo Marconi
* James Clerk Maxwell
Que através de estudos, conceitos, suposições e experiências tiveram um marco importante no avanço da tecnologia.
Teorias e Experiências:

Correntes eléctricas formam campos magnéticos:
Oersted (fig.A) observou que a agulha de uma bússola desviava-se da sua posição de equilíbrio quando seencontrava próxima dum fio condutor pelo qual passava uma corrente eléctrica (fig1) mas ao quebrar essa corrente a agulhe não se mexia (fig2), concluindo então que correntes eléctricas formam também campos magnéticos.

Indução electromagnética:

Com esse resultado, Michael Faraday(figB) pensou que o contrário também pudesse acontecer: um campo magnético poderia induzir uma corrente eléctricanum fio condutor. Para provar tal pensamento, Faraday montou um circuito fechado composto de um galvanómetro (medidor de corrente eléctrica) e uma bobina. Ele observou que quando um íman é posto em movimento próximo do circuito eléctrico, o ponteiro do galvanómetro oscilava. Se o íman era empurrado para dentro da bobina, o galvanómetro acusava corrente eléctrica percorrida num sentido. Se o ímã erapuxado de dentro da bobina, o galvanómetro acusava corrente no sentido contrário. Faraday observou também que se o íman estivesse parado em relação à bobina, o galvanómetro não acusava nenhuma corrente eléctrica descobrindo então a indução electromagnética.

Campos electromagnéticos:

James Maxwell (fig.C) formulou uma teoria unificada – o electromagnetismo –  para explicar a relação...
tracking img