Comunicacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE ARARAQUARA
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA


COMUNICAÇÃO A PARTIR DA IDENTIDADE


Grupo:






Paulista Júnior – Projetos & Consultoria




















































1Visão geral


Missão: “Desenvolver as competências de cada um dos membros a fim de transformar conhecimento em resultados”.


Visão: “Ser a melhor opção na geração de resultados para nossos clientes no mercado de Araraquara”.


A declaração da missão é bem elaborada? Exerce a função adequada para indicar “quem somos, o que fazemos e por que estamos aqui”? Por quê?A declaração da missão ao analisarmos pormenorizadamente é sucinta demais, se por um lado ela causa impacto ao demonstrar claramente o por quê da organização existir, por outro ela apresenta claras falhas no momento de falar primeiramente sobre sua atividade fim, que não é discursada, e em seguida ao não descrever o tópico “quem somos”, aspectos relevantes que devem estar presentes naapresentação de uma missão.


A declaração da visão é adequada? Apresenta uma perspectiva futura? Proporciona um entendimento daquilo que os líderes desejam? Oferece um ponto de referencia para tomada de decisões?
A declaração da visão pode ser descrita como majoritariamente adequada. Como questionado na pergunta, ela apresenta claramente uma perspectiva futura de desenvolvimento,entretanto, esta perspectiva pode ser considerada pouco executável por denotar a expressão “melhor” e tratando-se de uma empresa júnior com empreendedores universitários sazonais (ciclo de vida na empresa baixo se comparado a uma empresa sênior) o período para alcançar o objetivo pode ser incalculável, fator relevante ao analisarmos a visão de uma entidade. Contudo o entendimento da diretriz proposta pelocorpo executivo é claramente compreendida, fator relevante visto que o cliente interno da empresa precisa saber claramente o caminho que busca percorrer, para finalizar, a visão oferece também parcialmente, um ponto de referência para as tomadas de decisões (falo isso como membro presente no corpo executivo da empresa), ao analisarmos o mercado, os projetos a serem desenvolvidos e asoportunidades e fraquezas, a visão deixa claro para quem trabalhamos e o que queremos com isso, o únicos pontos a serem reservados são que ela não possibilita o envolvimento da empresa em algumas atividades além de nossa cidade, o que muitas vezes pode “ofuscar” a visão dos líderes da empresa ao analisar novas possibilidades de participações no mercado, ela não diz nada sobre a perspectiva social, muitopresente na empresa e que poderia ser abordada como um desejo “escrito” daquilo que buscamos e por fim, ela não faz nenhuma referência ao ambiente universitário em que nos encontramos, não tendo nenhuma co-relação com as matérias ou os cursos feitos pelos alunos.








Identifique possíveis pontos a alterar nas declarações de missão e visão. Identifique possíveis falhas.
Namissão poderia ser adicionado questões referentes aos tópicos deficitários: “...quem somos, o que fazemos...” que não são descritos na declaração e claramente teriam uma contribuição significativa no texto.
Na visão como mencionado supra, alguns quesitos poderiam ser abordados na redação do texto como a perspectiva social da empresa que não é abordada, o fato de os colaboradores da empresarealizarem cursos de graduação e também seria interessante haver uma modificação na descrição do local de realização da atividade-fim da empresa.


Identifique aspectos positivos nas declarações de missão e visão.
Na missão a maior congratulação é dirigida à preocupação da empresa em prover o aprendizado dos membros e conscientizá-los de sua importância, como motivo existencial...
tracking img