Comunicacao nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sem a comunicação, as relações entre as pessoas, em todas as áreas da vida, seria impossível. Esta é definida como um vai e vem de dados (mensagens) entre pessoas, com ajuda ou não de equipamentos eletronicos (ráio, computador, TV).
O objetivo a comunicação é tornar comum, é fazer com que outras pessoas tenham compreensão da ideia que é apresentada, esta pode ser verbal (linguagem oral ouescrita) ou não verbal (transmitida por gestos, sinais, desenhos, etc.). A comunicação é o reflexo da cultura humana, que possibilita a visualização de seus valores, costumes, hábitos, crenças, etc., e pode ser expressada atraves de sua linguagem oral (língua oficial, girias, etc.), linguagem escrita (a forma com que as palavras são escritas nem sempre são como pronuciadas) e seus simbolos (HinoNacional, Bandeira Nacional, herois e outros).
Apesar de um povo viver num mesmo território e haver semelhança cultural, cada um possuí sua maneira de falar , seus hábitos, seus valores, estas diferenças garantem a cada um o que é chamado de identidade cultural.
A evolução social do homem se dá através da linguagem que esta em constante mudança, devido aos avanços tecnologicos, que modificam amaneira de lidar com a realidade, forçando a adequação da forma da linguagem.
A linguagem é um conjunto de signos combinados, e o signo é qualquer coisa que faz referencia a outra coisa ou ideia, cada signo tem um significado, que é a ideia ao que este foi associado.
Há diversos tipos de significados, como: siginificado gámatical, que é a relação dos signos como outros dentro da gramática;significado contextual, é a diferença da compreensão de um mesmo signo; significado denotativo, é quando um signo representa de forma direta um objeto ou suas qualidades.
Para haver uma comunicação é preciso, construir uma mensagem e esta é a reunião dos signos de forma organizada, estes são transformados em estimulos fisicos é o chamado processo de codificação, que po sua vez será recepcionado por umindivíduo que irá decodificá-lo, utilizando o mesmo conhecimento que o emissor utilizou para formá-lo.
Os códigos segundo Bordenave (1989) podem ser: analógios, são signos que reproduzem fielmente o objeto referido, como: código, fotografias,desenho, etc., ou digitais, que não tem semelhanças com seus referentes, como: código Morse, código binário.
Os códigos também podem ser classificados emabertos e fechados, quanto a sua decodificação.
Abertos, quando há mais de um significado para uma mesma mensagem.
Fechados, quando há só um significado para a mensagem.
Com a criação da escrita, o ser humano pode começar a registrar sua história, o conhecimento começou a ser acumulado e repassado para outras gerações, fazendo assim que o homem pudesse continuar o desenvolvimento das ideiasdos seus antepassados.
Com a invenção da tipografia, o conhecimento pode ser reproduzido em grande escala, fazendo com que cada vez mais pessoas pudessem ter acesso a informação. Depois vieram as invenções de engenhos eletricos (telegrafos, telefone) e há mais ou menos cem anos, começou o uso de ondas eletromagneticas, possibilitando a criação do telegrafo sem fio, rádio e televisão,acrescentando um dinamica social, devido ao grande numeros de pessoas que eram beneficiadas com tais invenções. Hoje as informações, atravessam o planeta em segundos, com a ajuda de satelites.
Mesmo com todas evolução da comunicação é dificil conceber um modelo que demostre os vários aspectos envolvidos e sua complexidade, por se tratar de um fenômeno humano.
Um modelo mais elaborado, apresenta uma visãodo fenômeno como processo (ROBINSON, 1991).
No modelo acima as tres primeiras são realizadas pelo emissor e as tres ultimas pelo receptor. Com o Feedback, o emissor pode saber se sua mensagem foi compreendida.
Um fator importante é o ruído, que é qualquer interferencia ou barreira que possa haver na transmissão da mensagem, ela pode estar no emissor ou no receptor , no meio utilizado para...
tracking img