Comunicacao, contabilidade e pesquisa cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓLO - PELOTAS
ÉVERTON DIAS GOMES
MIRIAM FISS BOSENBECKER










PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO














Pelotas/RS
2012
ÉVERTON DIAS GOMES - 4131221011
MIRIAM FISS BOSENBECKER - 4139227054











PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIOProjeto de Pesquisa para fins de elaboração de um artigo como requisito do Módulo - Atividades Integradas – Unidade Didática Metodologia Científica do Curso de Graduação em Ciências Contábeis na Universidade Anhanguera – Uniderp, sob a orientação em tutoria na área de atividade tributária do Orientador: Prof. Edmilson Borges Gomes.





Pelotas/RS
2012
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO ............................................................................................ 4
2. REVISÃO DA LITERATURA.........................................................................4
3. METODOLOGIA............................................................................................6
4. RESULTADOSESPERADOS.........................................................................7
5. ORÇAMENTO.............................................................................................. 8
6. CRONOGRAMA............................................................................................9
REFERÊNCIAS.............................................................................................10APÊNDICES.................................................................................................11
1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, a maioria dos produtores rurais são classificados como pessoas físicas, mas há uma forte tendência de mudança neste cenário, isto porque está em estudo junto ao Ministério da Fazenda, Receita Federal do Brasil e a Confederação Nacional da Agricultura, a transformação dos produtores rurais em pessoajurídica.
Podemos tratar o produtor rural como pessoa física ou jurídica, sendo a primeira uma pessoa natural, um ser humano, que a existência só termina com a morte e a segunda é a união de indivíduos que, por meio de um trato reconhecido por lei, formam uma nova pessoa, com personalidade distinta da de seus membros.
O produtor rural, não inscrito no Registro Público de EmpresasMercantis e no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, explora a terra com fins econômicos ou de subsistência sob diversos tipos de atividades, sendo que a legislação tributária considera como atividade rural a exploração de atividades agrícolas, pecuárias, extração e exploração vegetal e animal, apicultura, avicultura, suinocultura, sericicultura, piscicultura entre outras. É consideradatambém, como atividade rural, o cultivo de florestas que se destinem ao corte para comercialização, consumo ou industrialização.
A empresa Rural é a unidade de produção em que são executadas atividades que dizem respeito a culturas agrícolas, criação de gado, ou culturas florestais, com a finalidade de obtenção de renda, é integrada por três fatores de produção que são: a terra, o capital e otrabalho.
O fator mais importante é a terra, pois é nela que são aplicados os capitais e onde se trabalha para obter a produção, o capital é o conjunto de bens colocados sobre a terra para aumentar a produtividade e facilitar e melhorar a qualidade do trabalho humano.
A economia no Brasil está baseada principalmente na agricultura e na pecuária, por isso o gerenciamento de custo tem tantaimportância. E para isso se torna de suma importância a utilização da Contabilidade Fiscal, que é feita em dois regimes:
✓ Regime de Competência: utilizada pelo produtor rural quando Pessoa Jurídica tributada pelo Lucro Real, e a opção pelo regime de caixa pela pessoa jurídica tributada pelo Lucro Presumido;
✓ Regime de Caixa: utilizada pelo produtor rural quando Pessoa Física. Há dois...
tracking img