COMUNICA O E EXPRESS O EM L NGUA PORTUGUESA T1

707 palavras 3 páginas
COMUNICAÇÃO E

EXPRESSÃO EM

LÍNGUA

PORTUGUESA

ÍNDICE

INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão abordadas as diferentes funções de linguagens existentes na língua portuguesa, assim como suas características e aplicações no nosso dia-a-dia.
Ainda, será evidenciada a importância dessas funções como ferramentas para uma melhor comunicação e entendimento entre o emissor e o receptor das mensagens transmitidas.

Funções da Linguagem

A comunicação é um processo que envolve a transmissão de mensagens entre um emissor (fonte que emite a mensagem) e um destinatário receptor (aquele que recebe as informações) por intermédio de diversos recursos como a escrita, fala, sons, gestos, etc.
A comunicação engloba os seguintes elementos: Canal, emissor, receptor, mensagem, referente e código. Dependendo da situação comunicativa, o elemento pode ganhar destaque, fazendo com que este adquira uma função.
Essas funções se classificam em:
*Função Fática
*Função Emotiva ou Expressiva
*Função Apelativa ou Conotativa
*Função Poética
*Função Referencial ou Informativa
*Função Metalinguística

FUNÇÃO FÁTICA:

Função em que o canal (meio pelo qual circula a mensagem) é posto em destaque. Sua finalidade é estabelecer, prolongar ou finalizar a comunicação.
O maior interesse do emissor é chamar a atenção para o canal, sendo muito utilizada para inícios de conversas, onde o assunto não é o mais importante, mas sim o contato inicial e o estabelecimento da comunicação entre as partes.
Exemplos: “Olá, tudo bem? ”
“Alô?”
“Sim, claro.”

FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA:

Essa função ocorre quando se destaca os sentimentos e emoções do emissor, assim como suas opiniões, fazendo com que a mensagem seja subjetiva e pessoal.
Tem como característica o emprego da 1ª pessoa, sinais de interjeição, dois pontos e exclamações. Os textos que mais destacam o estado de espírito do locutor são os líricos, autobiografias, memórias,

Relacionados