Comunicaçao humana

Páginas: 5 (1005 palavras) Publicado: 3 de maio de 2011
Comunicação humana

2) Bem, nós vamos começar pelo elementar, que é a questão da comunicação humana. Comunicação é, por definição, a atividade de emitir, transmitir e receber mensagens. Trata-se de uma faculdade que têm os seres vivos para interagir. A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e neste processo estão envolvidas uma infinidade de maneiras de secomunicar, como por exemplo, duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, a escrita, os gestos, o código Morse, a pintura, os assovios. O nosso próprio corpo fala, o nosso olhar fala, o nosso toque fala. Esses meios de comunicação permitem a interação com outras pessoas e visam como já dissemos à transmissão de uma mensagem. Assim, a comunicação humana ocorre quando a mensagem transmitida é decodificada,ou seja, quando ela é compreendida.
3) Linguagem A linguagem é todo sistema organizado de sinais que serve como meio de comunicação entre os indivíduos. Assim, como já foi visto, é por meio da linguagem que ocorre a comunicação humana. As diversas linguagens que o ser humano criou agrupam-se em dois blocos: - linguagem verbal: aquela que utiliza palavras, como a língua, que tem a palavra porsinal; - linguagem não-verbal: aquela que utiliza outros signos que não são palavras, como a música, que tem o som por sinal, a dança, que tem o movimento por sinal, a mímica, que tem o gesto por sinal, etc. A linguagem é a expressão máxima da capacidade do ser humano de criar e usar símbolos. Nós, os seres humanos, estamos sempre inseridos num universo cultural. Por que isso? Vejam: dependendodo lugar do nascimento, a pessoa, por meio da cultura que herda e da língua que fala, adquire uma maneira particular de relacionar-se com os outros e com o universo.
4) No Dicionário de Lingüística, organizado por Jean Dubois, temos a seguinte definição para língua: “no sentido mais corrente, língua é um instrumento de comunicação, um sistema de signos vocais específicos aos membros de uma mesmacomunidade. [...] A língua é um produto social, é um contrato coletivo, ao qual todos os membros da comunidade devem submeter-se em bloco, se quiserem se comunicar”. Percebemos, portanto, que a língua é um sistema de sinais comum a todos os indivíduos de uma determinada comunidade. É um instrumento de comunicação, ou seja, é um sistema de sinais vocais e, muitas vezes, gráficos, pertencente auma comunidade ou a um grupo social.
5) A língua expressa-se por meio de palavras, faladas ou escritas, porém conhecer o significado das palavras, ou seja, ter um bom vocabulário não garante um melhor desempenho na combinação dessas mesmas palavras. É necessário conhecer, também, determinadas leis de combinação entre elas, para que haja clareza na sua organização e na expressão do pensamento.Veja, neste exemplo, a falta de sentido da frase: Na eficaz mais comunicação é palavra instrumento a. A compreensão da frase não foi possível, porque as palavras estão soltas e não obedecem a algumas leis de combinação básicas dentro do português do Brasil, como, por exemplo, a ordem SVO, sujeito-verbo-objeto, típica da língua portuguesa e de tantas outras. Observe agora: A palavra é o instrumentomais eficaz na comunicação.
6) Considerada um bem público e coletivo, a língua existe independentemente de nós; portanto, um só indivíduo não pode criá-la ou modificá-la. Ela constitui uma espécie de contrato estabelecido entre as pessoas para uso comum e apresenta mudanças em sua evolução. Em qualquer lugar do Brasil, você conseguirá fazer-se compreender sem dificuldade. Afinal, o português énossa língua, um importante laço de união de todos os brasileiros. Agora imagine-se sozinho numa rua de Tóquio ou de Berlim, sem conhecer japonês ou alemão. Você não entenderá nada do que se fala nem será entendido. Embora todos os seres humanos tenham a capacidade da linguagem, essa habilidade se manifesta pelo uso de códigos diferentes. Assim, falar várias línguas significa ter a capacidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação humana
  • Comunicação humana
  • Comunicacao Humana
  • A comunicação humana
  • Comunicação humana
  • Comunicação humana
  • Comunicação humana
  • Comunicação Humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!