Comunicações celulares por meio de sinais químicos

Páginas: 11 (2519 palavras) Publicado: 2 de abril de 2011
1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo nos informar sobre os aspectos dos sinais químicos, mostrando o que são eles, como funcionam, para que sevem cada um, no que influenciam na nossa vida.
Os sinais mensageiros químicos são a troca de informações por meio das moléculas que começam na vida embrionária e continua durante toda a vida. As células do corpo dosanimais contem um conjunto específico e geneticamente programado de receptores para numerosos sinais químicos que ativam ou inibem as atividades celulares. Como por exemplo, os receptores para acetilcolina, são diferentes no músculo esquelético e no músculo cardíaco. A acetilcolina estimula a contração dos músculos esqueléticos, mais diminui o ritmo e a força das contrações do coração Porém namaioria das células os receptores para determinado sinal são iguais, mais as respostas podem ser diferentes.
As glândulas endócrinas são responsáveis pela produção dos hormônios, num processo lento, pois as mesmas levam algum tempo para passarem pela corrente sanguínea, esteróide e tireóide são transportados no plasma sanguíneo ligados a proteínas transportadoras, como por exemplo, os hormôniossexuais masculinos e femininos, que são produzidos pela camada cortical da glândula adrenal.
Portanto para um melhor entendimento foi solicitado à equipe o desenvolvimento do presente trabalho.



2 COMUNICAÇÕES CELULARES POR MEIO DE SINAIS QUÍMICOS

Os sinais mensageiros químicos são a troca de informações por meio das moléculas que começam na vida embrionária,e durante toda a vida, Os sinais servem para que os tecidos e órgãos se formem na forma ordenada, e após sua estruturação são necessárias para coordenar o crescimento e funcionamento do organismo.
As moléculas sinalizadoras ou ligantes, se prendem a locais específicos das moléculas receptoras, para se caracterizarem como receptor a molécula deve ser capaz de reconhecer outra célula (ligante)edesencadearem resposta celular quando unida com o respectivo ligante.
Os tipos de comunicação distinguem-se em três:
1º Pela secreção de moléculas denominadas hormônios, que são secretadas pelas glândulas endócrinas;
2º Pela secreção de moléculas que atuam nas células vizinhas sendo retiradas do local da produção, ou inativadas logo após exercerem suas funções;
3º Pela secreção de moléculaschamadas neurotransmissores, que são liberados também pelos prolongamentos das células nervosas que fazem conexão com células musculares.
Além dos processos mencionados que envolvem ligante se receptores, algumas células comunicam-se por meio de moléculas protéicas das membranas de duas células nas regiões chamadas,funções comunicantes.

2.1 A resposta a um sinal químico pode variar conforme ascaracterísticas do receptor.

As células do corpo dos animais contem um conjunto especifico e geneticamente programado de receptores para numerosos sinais químicos que ativam ou inibem as atividades celulares. Como por exemplo, os receptores para acetilcolina, são diferentes no músculo esquelético e no músculo cardíaco. A acetilcolina estimula a contração dos músculos esqueléticos, maisdiminui o ritmo e a força das contrações do coração Porém na maioria das células os receptores para determinado sinal são iguais, mais as respostas podem ser diferentes.
2.2 Os Hormônios geralmente são produzidos pelas glândulas endócrinas.

As glândulas endócrinas são responsáveis pela produção dos hormônios, num processo lento, pois as mesmas levam algum tempo para passarem pela correntesanguínea.
Cada tipo de célula endócrina secreta um hormônio, as células que possuem receptores para esse hormônio reagirão tendo como resposta a liberação de secreção, ou a inibição da atividade secretária. É necessário que os receptores os fixem com grande afinidade.

2.3 As células neuroendócrinas do hipotálamo são importantes para a coordenação do sistema endócrino.

O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicações celulares por meio de sinais quimicos
  • Comunicações celulares por meio de sinais quimicos
  • Comunicacao celulares por meio de sinais quimicos
  • Comunicação celular por meio de sinais químicos
  • Células Vegetais
  • Meio de comunicações
  • sistemas de comunicações móveis celulares
  • As evolucoe dos meios de comunicacoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!