Comunicação

Páginas: 5 (1153 palavras) Publicado: 4 de abril de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Irecê-Ba
2010
Cilene
ELANE
PATRICC RANGEL DE FREITAS NEIVA
TAISE POLIENE S. DE FREITAS
VANIA SANTOS MACÊDO
ZENILDA FELIPE

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
Análise de textos Administrativos

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Metodologia daPesquisa Científica.

Orientador: Professora Luciana Trigueiro.

Irecê-Ba
2010
SUMÁRIO

1. ............................................................................ 04

2. ...................................................................... 06

3..................................................................................................... 08

4. ................................................................................................. 12

1. INTRODUÇÃO

A sociedade exige do profissional, seja ele engenheiro, advogado, jornalista, dentista, analista de sistemas ou professor, a capacidade de passar para o papel todos os seus estudos,divulgando assim o seu trabalho. Escrever significa comunicar-se e, todos sabem que, nas empresas e instituições a comunicação se faz, muito mais, através da modalidade escrita do que da oral.
Grande parte dos estudiosos afirma que coesão e coerência estão intimamente relacionadas no processo de produção e compreensão do texto, sendo dois conceitos nucleares da Lingüística Textual,que dizem respeito a dois fatores de garantia e preservação da textualidade. Coerência é a ligação em conjunto dos elementos formativos de um texto; a coesão é a associação consistente desses elementos. Porém, essas duas definições literais não contemplam todas as possibilidades de significação dessas duas operações essenciais na construção de um texto. As definições apresentadas constituem apenasprincípios básicos de reconhecimento das duas operações.
A coesão é a correta ligação entre os elementos de um texto, que ocorre no interior das frases, entre as próprias frases e entre os vários parágrafos. Pode-se dizer que um texto é coeso quando os conectivos (conjunções, pronomes relativos) e também a preposição são empregados corretamente.
A coerência diz respeitoà ordenação das idéias e dos argumentos. A mesma depende da coesão. Um texto com problemas de coesão terá, provavelmente, problemas de coerência.
O presente trabalho tem por objetivo ressaltar a importância do ato da coesão e coerência textual para o trabalho profissional.

2. ANÁLISE DOS TEXTOS

TEXTO 1: MODELO DE ATA DE REUNIÃO

Ata da reunião extraordinária paraaprovação de despesa imprevista, realizada pela diretoria colegiada e conselho fiscal da Empresa X em nove de março de dois mil e oito, às 14:00 horas, no gabinete da Direção-Geral da empresa, em seu edifício-sede situado em Marília – São Paulo. A reunião foi presidida pelo Diretor-Financeiro, José Luz da Rocha, secretariada por Antônio Meira e contou com a presença do Diretor de Recursos Humanos,Marcelo Firmino, do Diretor de Operações, Afonso Quezada, e de todos os integrantes do Conselho Fiscal da empresa, à exceção do Sr. Rogério Meira, cuja ausência foi previamente justificada. Inicialmente foi lida e aprovada a ata da reunião anterior, à exceção da seguinte ressalva: onde constou ‘vinte mil unidades de matéria-prima’, leia-se ‘trinta mil unidades de matéria-prima’. Em seguida oDiretor-Financeiro solicitou ao Diretor de Operações que apresentasse suas estimativas de necessidade de realização de serviço extraordinário nas unidades fabris do estado do Paraná para o próximo trimestre, sendo atendido na forma de uma apresentação audiovisual que definiu os motivos para a realização de sete mil e duzentas horas extras por um total de mil e duzentos funcionários no período. Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • comunicaçao
  • Comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • Comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!