Comunicação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 32 (7805 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMUNICAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES

Uma Organização que pretenda ser dinâmica precisa ser ágil e capaz de responder prontamente aos desafios e demandas dos clientes.
Nos dias de hoje, as organizações estão melhorando as suas comunicações internas e externas. O administrador moderno deve configurar toda sua organização na direção das pessoas/clientes incrementando as comunicaçõescom eles. O exemplo que podemos citar a criação do disque 0800 onde as pessoas podem se comunicar gratuitamente.
Segundo pesquisas, os administradores passam oitenta por cento do seu tempo de trabalho em comunicação direta com outras pessoas e vinte por cento em comunicação em forma de leitura e redação. A comunicação permeia cada uma das funções administrativas. (Ururary, 2000)Sem exagero, cerca de noventa por cento dos problemas das organizações giram em torno da comunicação. A medida que as organizações crescem essa porcentagem aumenta.
Comunicar significa tornar algo comum. A comunicação é uma ponte que transporta esse algo de uma pessoa a outra ou de uma organização a outra.
Nos dias de hoje, na era da informação em que vivemos, o fatode produção absolutamente decisivo não é mais o capital ou a terra ou a mão de obra, e sim o conhecimento.
A comunicação é o processo pelo qual a informação é trocada, compreendida e compartilhada por duas ou mais pessoas, geralmente com intenção de influenciar o comportamento. Não significa apenas enviar uma informação e sim torná-la comum entre as pessoas envolvidas.
 

OPROCESSO DE COMUNICAÇÃO

As pessoas se comunicam sem fazer nenhum esforço, é inerente do homem. No entanto, muitas vezes essas transmissões são enviadas ou recebidas de maneira distorcida.





MODELO DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
 
[pic]
 
Fonte - é quem transmite a mensagem, a pessoa ou as pessoas. A fonte da início ao processo e a mensagem podendo transmitir informações, atitudes,comportamento, conhecimento ao destinatário. A fonte codifica a sua idéia através de palavras, gestos, sinais, etc. A mensagem é enviada através de um transmissor.
 
Transmissor - é o meio ou aparelho utilizado para codificar a idéia em forma de mensagem. Exemplo o aparelho de telefone.
 
Canal - é o meio escolhido através do qual a mensagem flui entre a fonte e o destino. É o espaço ou ambienteque medeia os elementos envolvidos no processo de comunicação. Pode ser também o meio escrito ou falado utilizado para produzir a mensagem. Exemplo fio condutor que liga um aparelho telefônico ao outro.
 
Receptor - é o meio ou o aparelho que decodifica ou interpreta a mensagem. A experiência e o conhecimento são importantes para que a mensagem possa ser adequadamente interpretada.
Todavia amensagem pode ser distorcida pelo destinatário pelas seguintes razões: o receptor não conhece a codificação e não sabe decodificá-la, o receptor tem dificuldade em interpretar a codificação, o receptor não está exatamente sintonizado no canal (por ansiedade, cansaço, desatenção ou desinteresse).
 Destino - é a pessoa ou grupo de pessoas /organização que deve receber a mensagem e compartilharo seu significado.
 
Ruído - é o termo que indica qualquer distúrbio indesejável dentro do processo de comunicação e que afeta a mensagem enviada pela fonte ao destino. Exemplo: linha cruzada.
A retroação ou retroalimentação é o processo pelo qual o destinatário recebe e assimila a comunicação e retorna o que ele percebe a respeito da mensagem desejada. Ocorre quando o destinatárioresponde à fonte com uma mensagem de retorno, a segunda mão da estrada.
Ela permite que se verifique se o destinatário recebeu e interpretou corretamente a mensagem. Se a reação do destinatário não é adequada, a fonte pode concluir que a comunicação não foi bem sucedida. O administrador deve encorajar a retroação e avaliar cuidadosamente.

|Componentes |Sistema Telefônico...
tracking img