Comunicação

COMUNICAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES

Uma Organização que pretenda ser dinâmica precisa ser ágil e capaz de responder prontamente aos desafios e demandas dos clientes.
Nos dias de hoje, asorganizações estão melhorando as suas comunicações internas e externas. O administrador moderno deve configurar toda sua organização na direção das pessoas/clientes incrementando as comunicações comeles. O exemplo que podemos citar a criação do disque 0800 onde as pessoas podem se comunicar gratuitamente.
Segundo pesquisas, os administradores passam oitenta por cento do seu tempo detrabalho em comunicação direta com outras pessoas e vinte por cento em comunicação em forma de leitura e redação. A comunicação permeia cada uma das funções administrativas. (Ururary, 2000)
Semexagero, cerca de noventa por cento dos problemas das organizações giram em torno da comunicação. A medida que as organizações crescem essa porcentagem aumenta.
Comunicar significa tornaralgo comum. A comunicação é uma ponte que transporta esse algo de uma pessoa a outra ou de uma organização a outra.
Nos dias de hoje, na era da informação em que vivemos, o fato deprodução absolutamente decisivo não é mais o capital ou a terra ou a mão de obra, e sim o conhecimento.
A comunicação é o processo pelo qual a informação é trocada, compreendida e compartilhadapor duas ou mais pessoas, geralmente com intenção de influenciar o comportamento. Não significa apenas enviar uma informação e sim torná-la comum entre as pessoas envolvidas.
 

O PROCESSO DECOMUNICAÇÃO

As pessoas se comunicam sem fazer nenhum esforço, é inerente do homem. No entanto, muitas vezes essas transmissões são enviadas ou recebidas de maneira distorcida.





MODELO DOPROCESSO DE COMUNICAÇÃO
 
[pic]
 
Fonte - é quem transmite a mensagem, a pessoa ou as pessoas. A fonte da início ao processo e a mensagem podendo transmitir informações, atitudes, comportamento,...