Comunicação

Páginas: 8 (1952 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
Unidade II

Comunicação Empresarial

Prof. Cleide de Freitas

Resumo aula anterior

Comunicação é um ato vital Comunicação Verbal (falada e escrita) Comunicação não-verbal (sons, músicas, artes, gestos, imagens, virtual) Um bom texto precisa ter significação – começo, meio e fim Precisa ser coerente, coeso e conciso Funções da Linguagem: emotiva, referencial, metalinguística, fática,apelativa ou poética.

O que vamos ver hoje

Construção de textos Tipos de parágrafos Texto Narrativo, Descritivo e Dissertativo Resumo Esquema Resenha Sinóptico

Construindo um bom texto

O que você quer comunicar? O QUE? Para quem você quer comunicar? QUEM? Quando você vai comunicar? QUANDO ? Qual meio/veículo você vai utilizar? ONDE? Por que você vai comunicar? POR QUE? Na construção deum texto, quando respondemos às perguntas acima podemos evitar o retrabalho.

Organizando as idéias

A redação deve ter uma introdução ao assunto; em seguida vem o desenvolvimento de suas idéias e, finalmente, conclusão ou desfecho. p q É importante lembrar que se deve anotar tudo o que vier à cabeça, à medida que as idéias forem fluindo livremente – isso é o que chamamos de “brainstorming”ou tempestade de idéias. Seleção, organizar as idéias e, finalmente, preparar um roteiro, com os principais pontos do que se pretende escrever, começando pelo principal.

Tipos de parágrafos

a) Parágrafo narrativo: Quando identificamos no parágrafo, em princípio, os participantes (personagens) que criam uma tensão e um clímax, já que a matéria-prima da narração é um fato; b) Parágrafodescritivo: Já que a matéria matériaprima da descrição é a caracterização de um objeto, ou pessoa, ou animal, esse parágrafo é atemporal e o autor deverá transmitir a imagem mais próxima da realidade do que foi descrito; c) Parágrafo dissertativo: Como a argumentação é matéria-prima da dissertação, esse parágrafo deverá apresentar o assunto a ser discutido, seu desenvolvimento e a conclusão

Tipos deTexto - Narrativo
Narrar é contar, é relacionar situações e personagens no tempo e no espaço, é perceber o que aconteceu, o que poderia ter acontecido e contar, relatar, repartir com os ouvintes ou leitores as histórias de nossa história. Ex. uma partida de futebol é narrada. A cena de um filme pode ser narrada enquanto está acontecendo.

Texto narrativo
É o texto em que se contam fatosocorridos em determinado tempo e lugar, envolvendo personagens. Lembre-se: você deve “narrar a ação”. Imagine, na narração, que você é o roteirista de um filme ou de uma novela, ou mesmo que está contando um caso para um amigo. Na narração, você deve responder à pergunta: O QUE aconteceu?

Elementos da narrativa

1. Narrador: quem conta o fato. a) Onipresente = narrador-personagem: 1ª pessoa – éuma espécie de testemunha invisível de tudo o que acontece b) Onisciente = narrador-observador: 3ª pessoa, o narrador não participa dos acontecimentos, limitando-se a contar sem se envolver, usando uma linguagem objetiva. 2. Fato: o acontecimento em si;

Elementos da narrativa

3. Enredo: é a trama, comparada ao esqueleto da narrativa, que dá sustentação à história; 4. Ambiente: é o espaçoonde as personagens atuam e se desenrola o enredo; 5. Tempo: quando os fatos acontecem; 6. Personagens: são os seres que atuam, isto é, que vivem o enredo.

Quadro sintético narração

Discurso Narrativo - direto

Discurso direto: reprodução fiel da fala do personagem.
Filho: Mamãe, me dá aí umas pratas prum sanduíche no Bob´s? Mãe: C Como assim? “Me dá umas pratas aí”, á í sem aviso nemnada? Que pratas são essas? Não dou. Chega! Toda hora dinheiro, dinheiro, dinheiro... Você pensa que eu sou o Ministro da Fazenda? Eu tenho cara de Delfim, tenho? Não dou nada. Filho: Ué, essa daí quer ter as alegrias da maternidade sem gastar um tostão.
Millôr Fernandes, Conflitos de Geração)

Discurso Narrativo - indireto

Discurso indireto: o narrador conta aos leitores o que a personagem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • comunicaçao
  • Comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • Comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!