Comunicação

Páginas: 9 (2170 palavras) Publicado: 29 de março de 2011
Comunicação

A compreensão errada de algumas palavras pode ser a diferença entre a vida e morte. Diversos desastres com aviões foram atribuídos a falhas na comunicação. Considere o seguinte:
O pior desastre da história da aviação ocorreu em 1977 na enevoada Tenerife, nas Ilhas Canárias. O comandante de um vôo da KLM pensou que o controle de tráfego aéreo havia liberado suaaeronave para decolagem, mas a torre havia apenas transmitido algumas instruções para decolagem. Embora o idioma fala pelo comandante holandês e o controlador espanhol fosse o inglês, a confusão foi criada pelos fortes sotaques de ambas as partes e alguma terminologia inadequada. O Boeing 747 da KLM chocou-se com uma aeronave igual, da Pan Am, que estava aterrissando. Morreram 583 pessoas.
Em 31de outubro de 2000, as condições de visibilidade eram péssimas no aeroporto Chiang Kai Shek, em Taipé, por causa de um grande tufão que passava pela região de Taiwan. Os pilotos de um 747 da Cingapura Airlines, que fazia escala em Taipe na rota entre Cingapura e Los Angeles, não leram o relatório da Aviação Civil de Taiwan que informava que a pista 05R estaria fechada para reparos entre 13 desetembro a 22 de novembro.
Avisados pela torre que deveriam usar a 05L para decolagem, os pilotos taxiaram na pista 05R, que corria paralela. Menos de 4 segundos depois de iniciar a decolagem, o avião bateu nas barreiras de concreto, escavadeiras e outros equipamentos que estavam na pista em obras. A aeronave se partiu e 83 pessoas morreram.
O tempo ruim e a falha na comunicação sejuntaram novamente e provocaram outro acidente em outubro de 2001, desta vez no aeroporto Linae, em Milão, Itália. A visibilidade estava péssima e os controladores de vôo não conseguiram estabelecer contato visual e nem por radar com as aeronaves. A falta de comunicação entre a torre e os pilotos de um jato comercial da SAS e de um jatinho executivo Citation, associada a falta de visibilidade, fez comque os dois aviões colidissem na pista. Neste caso 110 pessoas morreram.
Estes exemplos ilustram de maneira trágica, como falhas na comunicação podem ter conseqüências fatais.
As pesquisas indicam que as falhas de comunicação são as fontes mais frequentemente citadas de conflitos interpessoais. Como as pessoas passam 70% de suas horas de vigília se comunicando, parece razoávelafirmar que uma das principais forças que podem impedir o bom desempenho de um grupo é a falta de uma comunicação eficaz.
Nenhum grupo pode existir sem comunicação, sem a transferência de significados entre seus membros. Apenas através da transferência de significados de uma pessoa para a outra é que as informações e as idéias podem ser transmitidas. A comunicação é mais do que simplesmentetransmitir um significado. Ela precisa ser compreendida. Uma idéia, por melhor que seja, é inútil se não for transmitida e compreendida pelos outros.
A comunicação tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização:
Controle – A comunicação age no controle de comportamento das pessoas de diversas maneiras. As organizações possuem hierarquias e orientações formais quedevem ser seguidas pelos funcionários. Quando esses são informados de se regras, deveres e tarefas, a comunicação está desempenhando uma função de controle.
Motivação – A comunicação facilita a motivação por esclarecer aos funcionários o que deve ser feito, qual a qualidade do seu desempenho e o que fazer para melhorá-lo. O estabelecimento de metas especificas, o feedback do progresso emrelação a elas e o reforço do comportamento desejável estimulam a motivação e requerem comunicação.
Expressão Emocional – Para muitos funcionários, seu grupo de trabalho é sua fonte primária de interação social. A comunicação que ocorre dentro do grupo é um mecanismo fundamental para que seus membros expressem suas frustrações ou sentimentos de satisfação. A comunicação fornece o meio para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • comunicaçao
  • Comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • Comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!