Comunicação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1864 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Do latim communicare, a expressão comunicar significa “pôr em comum” ou “tornar comum”. Todas as atividades humanas envolvem a comunicação, de alguma forma, em suas muitas manifestações.

“O mais importante na comunicação é SABER OUVIR, para poder compreender e interpretar com exatidão o conteúdo da mensagem transmitida e a intenção do seu emissor, favorecendo, assim, o RETORNO DA INFORMAÇÃO,que marca o início do DIÁLOGO, que, por sua vez, pode garantir a qualidade do RELACIONAMENTO HUMANO. Muitos desentendimentos, brigas, rupturas, guerras e conflitos sociais seriam evitados e solucionados pelo simples entendimento dessa questão de BOM SENSO” (MATOS, 2004, p.7).

A Comunicação Empresarial (Organizacional, Corporativa ou Institucional) compreende um conjunto complexo de atividades,ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (Sindicato, Órgãos Governamentais, ONGs, Associações, Universidades etc.) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc.) ou junto à opinião pública.
PúblicoInterno: Colaboradores, acionistas, investidores etc.
Público Externo: Consumidores/clientes, fornecedores, investidores, parceiros, prestadores de serviços, comunidade etc.

Meios de comunicação:

a) Verbal / Oral
▪ Telefone
▪ Reuniões, aulas, palestras, debates, seminários, conferências, convenções, cursos;
▪ Entrevista de emprego

b) Verbal / Escrita
▪E-mails
▪ Manual de Ética nos Negócios
▪ Cartas/Ofícios/Memo
▪ Quadro de Avisos e Placas
▪ Jornal Interno
▪ Legislações

c Não-verbal
▪ Gestual, comportamental, olhar, expressões faciais, riso e sorriso, aparência, postura, distância, pontualidade, velocidade da fala, dicção, entonação de voz, ênfase
▪ Avisos sonoros,campainhas, apitos
▪ Comunicação visual (logo/merca, sinais/placas de trânsito, semáforo, faixa de pedestres etc.)
▪ Uniformes, vestuário
Elementos da Comunicação

A comunicação é um processo e, como todo processo, envolve alguns elementos fundamentais, conforme segue:

• Fonte: Nascente de mensagens e iniciadora do ciclo da comunicação (pessoa, máquina, organização,instituição) de onde provém a mensagem, no processo comunicacional.

• Emissor: Um dos protagonistas do ato da comunicação, aquele que, num dado momento, emite uma mensagem para um receptor ou destinatário.

• Receptor: Um dos protagonistas do ato da comunicação: aquele a quem a mensagem é dirigida, aquele que recebe a informação e a decodifica, isto é, transforma os impulsos físicos (sinais) emmensagem recuperada.

• Mensagem: Comunicação, notícia ou recado verbal ou escrito. Estrutura organizada de sinais que serve de suporte à comunicação. A mensagem é o objeto da comunicação, “é um produto físico real do codificador/fonte” (David Berlo). “Quando conversamos, o discurso é a mensagem; quando sorrimos, a alteração característica da face é a mensagem; quando somos surpreendidos, osilêncio e a imobilidade momentânea são a mensagem.” (Marcelo Casado d’ Azevedo).

• Ruído: Todo sinal considerado indesejável na transmissão de uma mensagem por um canal. Tudo o que dificulta a comunicação interfere na transmissão e perturba a recepção ou a compreensão da mensagem.

• Canal: (meios de comunicação): Todo suporte material que veicula uma mensagem de um emissor a umreceptor, através do espaço e do tempo. Meio pelo qual a mensagem, já codificada pelo emissor, atinge o receptor, que a recebe (em código) e a interpreta (decodifica).

• Contexto: A situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente.

• Código: Conjunto de signos relacionados de tal modo que estejam aptos para a formação e transmissão da mensagem. Por exemplo, a escrita...
tracking img