Comunicação e linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 12 (2774 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade 1
Comunicação e Linguagem
Glossário Linguagem é um termo de sentido obstrato que se refere à capacidade humana de aprender e usar uma língua. |

Em sentido restrito, refere-se a todo e qualquer sistema de sinais que serve para a comunicação de idéias ou sentimentos através de signos convencionais.

Esses signos podem ser sonoros, gráficos, gestuais, visuais, etc., daí termos alinguagem: gestual, corporal, visual, auditiva, tátil, entre outras.

Para ter sucesso em seus estudos, é fundamental ter em mente algumas palavras-chave.
Veja quais são elas:

Linguagem | Língua |
Tipos de linguagem | Comunicação e linguagem |

E você já parou para pensar sobre o relacionamento da comunicação com a linguagem, seus tipos e a distinção entre a língua e linguagem? Reflitasobre isso através do Texto: Linguagem e Comunicação.

Nós todos usamos linguagem, a maior parte do tempo, para pedir ou transmitir informações. Esse uso, mesmo quando é utilitário, não deixe de ser legitímo. Precisamos nos comunicar. Sinto uma necessidade dupla: quero que o outro (o interlocutor) me entenda e quero também entendê-lo.
A linguagem, contudo, não se limita a informar não se reduz àfunção de comunicar dados e fatos, conhecimentos constituídos. Há uma dimensão constituinte na atividade humana. Os seres humanos estão constantemente modificando o mundo, eles inventam coisas novas, eles se inventam a si mesmos.
S linguagem deve dar conta não só das necessidades objetivas, mas também das necessidades subjetivas, que expressam, nas palavras, nas imagens, nos sentimentos, nassensações, nas emoções, nas instituições- em tudo o que os seres humanos podem sentir diante do novo- a capacidade da humanidade enriquecer sua linguagem.
Indo um pouco mais fundo: expressam a capacidade da humanidade de se enriquecer através da linguagem.
Dizer melhor alguma coisa senti-la melhor a pensá-la melhor são desafios interligados. Se o sujeito falha ao enfrentar um deles, ficaráprejudicado em seu esforço de enfrentar os outros dois. Quem se exprime mal, em geral, está confuso tanto no plano do pensamento quanto no da sensibilidade [...]

Você agora poderá distinguir as palavras-chave deste curso, vistas anteriormente. Analise-as:
Comunicação e Linguagem

O movimento da dança, as notas musicais, os gestos, as cores doSinal de trânsito, o aceno com a mão, os desenhos, a palavra, o
Silêncio. Diferentes instrumentos (linguagens) com um objetivo:
Comunicar-se com o mundo e com os outros. Desde que o homem passou a viver em grupo (ele é um ser gregário), a comunicação tornou-se fato imperativo. E a palavra foi oinstrumento preferido para externar seus pensamentos, efetuar trocas, compreender e ser compreendido. A troca e idéias e de experiências só é possível através da comunicação. Assim, o homem progrediu.

A finalidade da comunicação não PE apenas compartilhar com o outro idéias, pensamentos, sentimentos, desejos, mas também compartilhar modos de ver o mundo, comportamentos, regras de convivência,ou seja, o objetivo da comunicação é proporcionar entendimento entre os homens.
Língua, Linguagem e fala.

Linguagem é a capacidade exclusiva humana. O homem a utiliza
Para expressar seus pensamentos por meiode um sistema de
Signos de qualquer natureza, capaz de servir à comunicação.
“A linguagem é tudo aquilo que permite a comunicação entre os homens. Expressão dos nossos desejos e sentimentos, das nossas idéias e emoções, a linguagem torna-se vital para a convivência humana. Não existe...
tracking img