Comunicação e linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

ANÁLISE DOS TEXTOS..............................................................................................5

COMPARAÇÃO DASANÁLISES............................................................................ 10

CONCLUSÃO............................................................................................................11

REFERÊNCIAS.........................................................................................................12

INTRODUÇÃO

O Presente trabalho tem como objetivo analisar, do ponto de vista da coesão e da coerência, três textosadministrativos, a fim de ressaltar a presença desses fatores textuais e a maneira como os mesmos são articulados mostrando o papel importante destes mecanismos a fim de empregar adequadamente cada um deles.
Ressaltamos que, se necessário, não poderemos deixar de apontar qualquer problema na estrutura do texto que incorra na falta de informação, prejudicando o entendimento.

ANÁLISE DOS TEXTOSIdentificaremos os textos, objetos de análise, da seguinte maneira:

TEXTO 01 – “DECLARAÇÃO”;
TEXTO 02 – “Acordo para compensação do Horário de Trabalho”;
TEXTO 03 – “SENHORES FUNCIONÁRIOS”.

Análise do texto 1 (Declaração)

DECLARAÇÃO

Declaramos, para os devidos fins, que a Sr. Lucio Mauro Moreira portador da CTPS n.º 28709 série 00026 PR , foi nosso funcionário de 10/04/1999 a18/11/2005, exercendo o cargo de Auxiliar de transporte, nada tendo que desabone sua conduta.

Londrina, 30 de Setembro de 2010.

__________________________________________
TNT MERCURIO Cargas e Encomendas Expressas S.A.

O texto 01 refere-se a uma declaração simples, elaborada pela Empresa TNT MERCURIO com o objetivo de informar a outrem a idoneidade de um ex -funcionário.O texto segue padrões pré-estabelecidos, trazendo a identificação da empresa, local, data e assinatura do emitente e os dados pessoais de quem se declara, além do aspecto importante da concisão e objetividade das informações.
Do ponto de vista da coerência, verificamos o valor de verdade que perpassa o texto, eliminando qualquer contradição que o prejudicaria. Aobjetividade e a seqüência ordenada dos fatos: “Declaramos... que foi nosso funcionário... exercendo o cargo... nada tendo que desabone sua conduta”, faz do texto um todo coerente.
Os elementos de coesão também perpassam o texto. Se tirarmos alguns elementos como, por exemplo, o enunciado “para os devidos fins”, verificamos que em nada o texto será prejudicado, conforme podemos observar noseguinte exemplo: “Declaramos (...) que o Sr. Lucio Mauro Moreira (...) foi nosso funcionário de 10/04/1999 a 18/11/2005”.
Já os conectivos “de” e “a”, se extraídos, prejudicam significativamente o documento, embora as datas 10/04/1999 e 18/11/2005, possam remeter ao tempo em que o ex-funcionário trabalhou na empresa. Daí a valiosa importância dos elementos de coesão. Um dosconectivos de maior uso na língua portuguesa é o “que”. As idéias constantes na primeira linha da declaração provocariam estranheza no leitor caso tirássemos o conectivo “que”: “Declaramos, para os devidos fins, que o Sr. Lucio Mauro Moreira”.

Análise do texto 2 (Acordo Compensação do Horário de trabalho)

____________________________________________________________

______
Acordo para compensaçãodo Horário de Trabalho

Expresso Mercúrio S.A. situada a RUA BELGICA 2300 Bairro JARDIM IGAPO na cidade de LONDRINA/PR e ANDERSON DA SILVA NOVAIS portador da Carteira de Trabalho e Previdência Social número 306534/0010-PR, acordam prorrogar a duração normal do trabalho e dispensa do pagamento das horas respectivas, mediante a compensação do excesso com a diminuição noutro dia, na forma...
tracking img